Didactic transposition in taught knowledge scope:

reflection on teaching from the Anne with an e tv series

Authors

Keywords:

Pedagogical Practice, Scientific and Technological Literacy, Science Teaching

Abstract

This research analyzed didactic transposition process within knowledge taught scope through scenes from the television series Anne with an E. From the plot, it was up to select the exposure of two educational paradigms: one of them based on a conservative traditional education, another by innovative strategies. It problematized the best way to carry out the didactic transposition of curricular contents in science teaching. Methodological approach was qualitative and documental one. Relations between the scenes and the knowledge tought allowed discussions on how the content are approached in the classroom, how student is included or excluded from a school system, and imposition of non-contextualized and fragmented content. The assumption was considering methodologies which encourage students’ scientific and technological literacy, contributing to a reflective and critical positioning regarding scientific and technological development and its repercussions on the society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possuo graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente sou professor Associado II no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado, Fui Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e sou Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalho em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências, atuando nos seguintes temas: consultoria de impacto tecnológico, mediação de tecnologia, Ensino Superior e a Escola Básica, didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora. Atuo com a investigação de processos de ensino-aprendizagem envolvendo: relações entre a arte e as ciências naturais, filosofia da ciência e da tecnologia, história e filosofia das ciências naturais, teorias de aprendizagem e praticas educativas envolvendo ciências naturais e as TIC.

Camila Juraszeck Machado, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui licenciatura em Ciências Biológicas (2006) e especialização em Biologia Animal e Saúde (2007) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI). Mestre em Biologia Evolutiva (2011) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória. Linhas de pesquisa: Alfabetização Científica e Tecnológica; Ensino de Ciências e Biologia sob o enfoque CTS; TDIC e análise de livros didáticos. 

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Professora aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT como voluntária, conforme Termo de Adesão n2 001/2019 - PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE PESQUISADOR OU EXTENSIONISTA DA UTFPR. Editora da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação Tecnológica e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS, ensino de ciências, formação continuada de professores e empreendedorismo. Exerceu cargo de coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Hotel Tecnológico (PROEM) e também como Assessora da DIREC do campus de Ponta Grossa da UTFPR de 2008 à 2013. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2013-2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 de 2017-2020. 

References

ANNE WITH AN E [Seriado]. Direção: Patrícia Rozema. Produção: Moira Walley-Beckett, Miranda de Pencier, Susan Murdoch, Debra Hayward e Alison Owen. Canadá, CBC Television, 2017. Streaming: Netflix.

ANNE WITH AN E [Seriado]. Direção: Paul Fox. Produção: Moira Walley-Beckett, Miranda de Pencier, Susan Murdoch, Debra Hayward e Alison Owen. Canadá, CBC Television, 2018. Streaming: Netflix.

ANNE WITH AN E [Seriado]. Direção: Paul Fox. Produção: Moira Walley-Beckett, Miranda de Pencier, Susan Murdoch, Debra Hayward e Alison Owen. Canadá, CBC Television, 2020. Streaming: Netflix.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 122-134. 2001.

BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelo epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.19, n.1, p. 89-96, jan./jun. 1994.

BECKER, F. Paulo Freire e Jean Piaget: teoria e prática. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília, v. 9, n. esp., p. 7-47, 2017.

BIZZO, N. Ciência: fácil ou difícil? 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.

BRAZ, C. S. Infância e cinema de animação: o poder da mídia na (re) construção das identidades. 2013. 313 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13939/1/InfanciaCinemaAnimacao.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2021.

BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de física moderna? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.10, n.3, p. 387-404, 2005.

CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991. Disponível em: <https://nelsonreyes.com.br/LIVRO_LA%20TRANSPOSICION%20DIDACTICA.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2022.

FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 5, n. 2, p. 99-127, maio/ago. 2012.

FABRI, F. Formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS): contribuições para professores dos anos iniciais. 2017. 255 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2756/1/PG_PPGECT_D_Fabri%2C%20Fabiane_2017.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2021.

FERREIRA, J. L.; CARPIM, L.; BEHRENS, M. A. Do paradigma tradicional ao paradigma da complexidade: um novo caminhar na educação profissional. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 36, n.1, p. 51-59, jan./abr. 2010.

HODSON, D. Teaching and learning science: towards a personalized approach. Buckingham: Open University Press, 1998.

HODSON, D. Time for action: Science education for an alternative future. International Journal of Science Education, London, v. 25, n. 6, p. 645–670, 2003. Disponível em: <http://fcis.oise.utoronto.ca/~jwallace/Reading_8.pdf?FCItemID=S0E5BCDA7>. Acesso em: 08 jul. 2021.

LIMA, D. F.; LIMA, L. A.; SAMPAIO, A. A. Análise da imagem e da condição de saúde de professores no Brasil. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade: Naviraí, v. 9, n. 19, p. 94-101, 2020.

MACHADO, C. J. Inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade nos desenhos animados: uma alternativa para o ensino-aprendizagem de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 377 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Edição revista e modificada pelo autor. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n.1, p. 71-84, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

PINHO ALVES, J. Instrumentação para o ensino de física. Florianópolis: Laboratório de ensino à distância, 2001.

PINHO ALVES, J.; PINHEIRO, T. F. Instrumentação para o Ensino de Física. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2010.

RAMALHETE, M. P.; STEN, S. C. Crítica ao eterno feminino em Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery. Travessias interativas, Aracaju, v. 8, n.16, p. 432-443, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/10301/7919>. Acesso em: 01 jun. 2021.

REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 3, n. 1, p.1-10. jan./jun. 2013. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9577/3/DA%20DISCUSS%C3%83O%20%C3%80%20A%C3%87%C3%83O.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.

RIBEIRO, W. C.; LOBATO, W.; LIBERATO, R. C. Paradigma tradicional e paradigma emergente: algumas implicações na educação. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.12, n.1, p.27-42, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/38TbkSBPsHBLNqNc6CwJgWQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2021.

ROSA, L. R. O filme de animação O Lorax: em busca da trúfula perdida na perspectiva dos estudos culturais. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14033/1/FilmeAnimacaoLorax.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2021.

Published

26-08-2022

How to Cite

GROSSKLAUS, S. T.; MIQUELIN, A. F. .; MACHADO, C. J. .; SILVEIRA, R. M. C. F. . Didactic transposition in taught knowledge scope:: reflection on teaching from the Anne with an e tv series. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 147–174, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29112. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Estudos