A escrita da História da Disciplina Escolar Biologia no Brasil (2011-2022):

uma revisão sistemática

Autores

  • Tiago Rodrigues da Silva Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.30127

Palavras-chave:

História da Educação em Ciências, História do currículo, Disciplina escolar, Ensino de Biologia

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar uma revisão sistemática de dissertações e teses sobre a história do currículo da disciplina escolar biologia no Brasil entre os anos de 2011 a 2022. O levantamento foi realizado tendo como base de dados a Biblioteca de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), sendo analisados 18 trabalhos. Os principais resultados mostram três tendências historiográficas: currículo prescrito e saber escolar, que é o foco principal dos pesquisadores; cultura material escolar; e história e memória da prática docente, de forma ainda pouco expressiva. Espera-se que esta pesquisa traga um fôlego para o campo da História da Educação em Ciências e a possibilidade de promover novas reflexões, pesquisas, objetos e fontes sobre a história do ensino de biologia, que foi (e ainda é) tão importante na educação básica.

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Biografia do Autor

Tiago Rodrigues da Silva, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Mestre em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Presidente Dutra, Maranhão, Brasil.

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Publicado

29-04-2023

Como Citar

SILVA, T. R. da. A escrita da História da Disciplina Escolar Biologia no Brasil (2011-2022):: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 66–88, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.30127. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30127. Acesso em: 17 maio. 2024.