Organização curricular de cursos de Formação de Professores em nível superior:

um mapeamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.30168

Palavras-chave:

Formação de professores de Matemática, Licenciatura, Conhecimentos, Saberes

Resumo

Este artigo, de caráter qualitativo, tem como objetivo delinear pesquisas stricto sensu que versam sobre análise de projetos pedagógicos de cursos de formação inicial de professores de matemática, considerando como repositórios a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Diretório de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Neste mapeamento, foram constatadas 25 pesquisas. Dentre elas, dez produções analisam projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em matemática e foram sistematizadas em três categorias. Na C1 identificamos dissonâncias entre os objetivos dos cursos e os conhecimentos disciplinares e pedagógicos ofertados. Na C2 evidenciamos que os estágios se apresentaram como espaços restritos, com a ausência da associação dos conhecimentos pedagógicos com os disciplinares. Por fim, na C3, constatamos desarticulações entre a teoria e a prática. Desta forma, salientamos a necessidade de considerar conhecimentos pedagógicos durante o processo formativo de professores de matemática.

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Biografia do Autor

Rochele Ribas de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestra em Educação Matemática, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: rocheleribas@gmail.com.

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: rita.mariani@ufsm.br.

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Publicado

29-04-2023

Como Citar

OLIVEIRA, R. R. de; MARIANI, R. de C. P. Organização curricular de cursos de Formação de Professores em nível superior:: um mapeamento. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 14–39, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.30168. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30168. Acesso em: 21 maio. 2024.