Uma abordagem multissensorial para o ensino de cromatografia em uma perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30185

Palavras-chave:

Cromatografia, Educação inclusiva, Didática Multissensorial, Ensino de Química

Resumo

O ensino e a aprendizagem de Ciências são comumente associados à visão. Particularmente, no ensino de cromatografia, a visão ganha destaque. A cromatografia é a técnica de separação de substâncias, bastante empregada no ensino de ciências para abordar conceitos e métodos científicos relacionados ao conteúdo de polaridade e separação de misturas, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular. Diferentes colorações são obtidas após o processo de separação, restringindo assim a aprendizagem de alunos com deficiência visual. Soler (1999) propõe que a aprendizagem pode acontecer utilizando todos os canais sensoriais, na perspectiva da Didática Multissensorial. No entanto, na literatura existem poucos trabalhos que apresentem propostas de ensino de Química nessa perspectiva. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e descrever uma proposta de ensino de cromatografia pautada na perspectiva da multissensorialidade que, quando executada, possibilite a compreensão de conceitos relativos ao conteúdo de cromatografia a qualquer estudante, na perspectiva da Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Lucas Pasquali Darim, Universidade de São Paulo

Mestrando, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (PPEC). Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Camila Pinto Dourado, Universidade de São Paulo

Mestranda, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (PPGSus). Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Verónica Marcela Guridi , Universidade de São Paulo

Doutora em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), São Paulo, SP, Brasil.

Adilson Pereira, Universidade de São Paulo

Graduando, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Rodrigo Camara Barboza, Universidade de São Paulo

Mestrando, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (MSC). Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Miriam Sannomiya, Universidade de São Paulo

Doutora em Química (IQ), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

DARIM, L. P.; DOURADO, C. P.; GURIDI , V. M.; PEREIRA, A.; BARBOZA, R. C.; SANNOMIYA, M. Uma abordagem multissensorial para o ensino de cromatografia em uma perspectiva inclusiva. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–24, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30185. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30185. Acesso em: 18 maio. 2024.