Educação Matemática e a robótica educacional
os saberes de uma professora que ensina Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30712Palavras-chave:
Educação Matemática, Robótica Educacional, Produto Educacional, Saberes de ProfessoresResumo
Neste trabalho buscamos responder à questão: quais os saberes mobilizados por uma professora de Matemática ao explorar atividades de um produto educacional sobre o uso de robótica na educação com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática? Foram utilizadas as ideias relativas aos saberes docentes, que apresentam como categorias os saberes da experiência, do conhecimento e pedagógicos. O foco estava em perceber estes saberes em uma professora de Matemática que aplicou duas das atividades propostas no produto desenvolvido em um programa de mestrado profissional. Para tanto, realizamos uma análise segundo as categorias pré-estabelecidas. Foi possível evidenciar que o saber ensinar não tem um receituário pronto e que pode ser um processo complexo. Movimentos externos relacionados ao contexto do professor impactam no fato de saber ensinar e para exercitar esse saber é preciso buscar saberes da experiência e saberes do conhecimento.
Downloads
Referências
ALBERTONI, N. R. M. Robótica educacional no ensino de Matemática: como os conteúdos se fazem presentes. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
BAIRRAL, M. Discurso, interação e aprendizagem Matemática em Ambientes Virtuais a Distância. 2 ed. Rio de Janeiro: EDUR, 2018.
BALL, T.; PROTZENKO, J.; BISHOP, J.; MOSKAL, M.; HALLEUX, J.; BRAUN, M.; HODGES, S.; RILEY, C. Microsoft Touch Develop and the BBC Micro: bit. In: INTERNACIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING COMPANION, 38, 2016, Austin. IEEE Xplore Digital Library, Austin: IEEE, 2016. p. 637-640. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/7883359>. Acesso em 29 ago. 2022.
BICUDO, M. A. A pesquisa em educação Matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 5, n. 2, maio/ago. 2012. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1185>. Acesso em: 22 ago. 2022.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. 39 ed. New York: Springer, 2005.
GROSS, G. F. S. Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de Matemática. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F. A Lousa Digital e outras tecnologias na educação Matemática. 1ed. Curitiba: Editora CRV, 2016.
KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. Objetos de Aprendizagem: pesquisas e Possibilidades na Educação Matemática.1 ed. Campo Grande: Editora Life, 2019.
KALINKE, M. A. O uso da robótica educacional em atividades de Matemática: o que dizem as dissertações do PPGFCET sobre esta temática. ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 1-21, set./dez. 2021. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em: 20 fev. 2022.
KENSKI, V. M. Tecnologias e o ensino presencial e a distância. 8 ed. Campinas: Papirus, 2010.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas: Papirus, 2012.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 10 ed. São Paulo: Loyola, 2015.
LÉVY, P. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. 1 ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2 ed. 2 Reimp. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.
MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. Inovações e Tecnologias Digitais na Educação: uma busca por definições e compreensões. 1 ed. Campo Grande: Editora Life, 2021.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: ARTMED, 2008.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2018.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista Nuances, Presidente Prudente, v 3, n. 3, 1997.
RIZZATTI I.; MENDONÇA A. P.; MATTOS F.; RÔÇAS G.; SILVA M. A. B. V.; CAVALCANTI R. J. S. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.
SANTOS, E. O. Robótica educacional nas escolas de Curitiba: possibilidades pedagógicas para o ensino de Matemática com o Ludobot. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
TIKHOMIROV, O. K. The psychological consequences of computarization. In: WERTSCH, J. V. (Ed.). The concept of activity in soviet psychology. New York: M. E. Sharpe Inc., 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Neumar Regiane Machado Albertoni, MARCO AURELIO KALINKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.