Uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do ensino exploratório
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31017Palavras-chave:
Educação Matemática, Trajetória Hipotética de Aprendizagem, Ensino Exploratório, Tarefas significativasResumo
O artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do Ensino Exploratório. A THA foi desenvolvida para estudantes de Engenharia que cursam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e visa introduzir o conceito de integral definida para calcular a área de uma região sob uma curva a partir da discussão coletiva de duas tarefas matemáticas. No artigo são apresentadas as duas tarefas que compõem a THA e as análises e discussões geradas a partir da experiência realizada de idealizar uma proposta de ensino na direção do Ensino Exploratório. Acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA tem potencial para as aulas de Cálculo I e podem proporcionar um ensino de Matemática significativo para os estudantes de Engenharia.
Downloads
Referências
ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. v. 1. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
CARVALHO, A. C. B. D.; PORTO, A. J. V.; BELHOT, R.V. Aprendizagem significativa no Ensino de Engenharia. Revista Produção, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 81-90, nov. 2001.
CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n.115, p. 11-17, 2011.
CANAVARRO, A.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2012: Práticas de ensino da Matemática, 2012, Castelo de Vide. Actas. Porto Alegre: SPIEM, p. 255-266, 2012.
CYRINO, M. C. C. T. Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática. Londrina: Eduel, 2016.
FERREIRA, P. E. A. Enunciados de Tarefas de Matemática: um estudo sob a perspectiva da Educação Matemática Realística. 2013. 121f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
FERREIRA, P. E. A.; SILVA, K. A. P. Modelagem Matemática e uma Proposta de Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 1233-1254, dez. 2019.
PIRES, C. M. C. Perspectivas construtivistas e organizações curriculares: um encontro com as formulações de Martin Simon. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 145 – 166, 1. Quadrimestre, 2009.
SIMON, M. A. Reconstructing mathematics pedagogy from a constructivist perspective. Journal for Research in Mathematics Education, [s.l], vol. 26, n. 2, p. 114-145, 1995.
VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. V. D. Assessment and Realistic Mathematics Education. Utrecht: CD-ß Press/Freudenthal Institute, Utrecht University, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Flavio Lima de Souza, Pamela Emanueli Alves Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.