Uma questão do ENEM como ponto de partida para uma atividade de Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31021Palavras-chave:
coleta de dados impíricos, média aritmética, educação básica, planejamentoResumo
Este relato apresenta uma experiência com a modelagem matemática em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em um colégio localizado no Norte do Paraná. A atividade, com o tema Tempo de Leitura, foi inspirada em um problema de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição de 2021, e foi planejada para ser desenvolvida como um problema de modelagem. No planejamento foram antecipadas algumas ações que foram implementadas em sala de aula. Para o desenvolvimento da atividade, os alunos foram organizados em grupos e convidados a coletar dados empíricos e fazer uma abordagem matemática para a situação-problema relativa ao tempo de leitura dos estudantes do colégio. Com a experiência, evidenciamos que um problema de modelagem pode emergir de uma questão do ENEM, provocando o envolvimento dos alunos com o tema e discussões que podem direcioná-los a lançar um olhar crítico sobre a temática.
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