O ENSINO DA LEI DA INÉRCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DO CINTO DE SEGURANÇA E A FORMAÇÃO DO ALUNO PARA A CIDADANIA NO TRÂNSITO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31075Palavras-chave:
Lei da Inércia, Formação para a Cidadania, Educação para o TrânsitoResumo
O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar um aparato experimental que pode ser utilizado em sala de aula na Educação Básica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito da Lei de Inércia, contextualizado com o trânsito, e pode possibilitar, também, a formação do aluno para o exercício da cidadania. Em específico, escolheu-se dar ênfase, neste trabalho, à obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, visto que ela se relaciona de forma direta à Lei da Inércia e é pouco cumprida no Recôncavo da Bahia. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico com intuito de buscar o que já havia sido produzido a respeito do tema escolhido. Depois, foi construído o aparato experimental e, por fim, foram feitos apontamentos metodológicos para o professor elaborar uma sequência didática.
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