NATUREZA DA CIÊNCIA E CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31197Palavras-chave:
Natureza da Ciência, Controvérsias Sociocientíficas, Ensino de CiênciasResumo
A incorporação da Natureza da Ciência (NdC) e das Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências pode contribuir significativamente para fomentar uma compreensão holística da ciência, englobando tanto seus aspectos de compreensão coletiva e humana quanto aos contextos que a moldam. Com essa premissa, o presente estudo tem como propósito analisar o estado atual do conhecimento sobre as temáticas NdC e CSC nos periódicos nacionais de Ensino de Ciências. Para tal análise, adotou-se a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD) conforme proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados evidenciam a escassez dessas abordagens no cenário brasileiro, destacando também sua limitada aplicação na educação básica. Contudo, identificou-se o potencial para integrar essas abordagens de modo abrangente, visando à formação de cidadãos críticos capazes de compreender não apenas as atividades científicas em si, mas também os contextos que as influenciam.
Downloads
Referências
AIRES, J.; REIS, P. Controvérsias sociocientíficas em pesquisas desenvolvidas em Portugal: Um estudo sobre as potencialidades e limites na promoção da reflexão sobre a Natureza da Ciência. Revista Debates em Ensino de Química, v.6, n.2, p. 291-310, 2020.
ALLCHIN, D. Beyond the Consensus View: Whole Science. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 17, n.1, p. 18-26, mar. 2017.
ALLCHIN, D. Evaluating Knowledge of the Nature of (Whole) Science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, mar. 2011.
ALMEIDA, A. V. de; FARIAS, C. R. de O. A Natureza de Ciências na formação de professores: reflexões a partir de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.3, p. 473-488, 2011.
ALMEIDA, B. C. Análise de casos históricos da ciência estudados sob a perspectiva da ciência em construção para favorecer reflexões por parte de licenciados sobre natureza da ciência. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
ARTEAGA, J. M. S.; EL-HANI, C. N. Aprendiendo de la historia del racismo científico: conceptos de “competición interracial” y “extinción de razas” e nel discurso sobre evolución humana (1859-1900). In: Silva, C. C; Prestes, M. E. B. (org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas (UNB), v. 45, p. 275-296, 2015.
BEJARANO, N. R. R.; BRAVO, A. A.; BONFIM, C. S. Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência & Educação. v. 25, n.4, p. 967-982, 2019.
BERNARDO, J. R. da R.; REIS, P. G. R. dos. A formação do professor de ciências e os desafios da prática em questões sociocientíficas. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v.9, n.1, p. 1-12, 2020.
BORTOLETTO, A.; CARVALHO, W.L.P. de. Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática. Manaus. v.9; n.17, 2012.
CARDOSO, F.; NEVES, M. D.; BATISTA, I. de L. Abordagens didáticas a respeito da Natureza das Ciências: Uma análise de tendências e padrões. Revista Valores, Volta Redonda, 6 (Edição Especial), 2021.
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GALVÃO, C.; REIS, P. A promoção do interesse e da relevância do ensino de ciências através da discussão de controvérsias sociocientíficas. In: Vieira, R. M. et al. Ciência-tecnologia-sociedade no ensino de ciências: Educação científica e desenvolvimento sustentável. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008.
GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Revista Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011.
GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciências & Educação, v. 7, n.2, p. 125-153, 2001.
HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na Educação Científica: Algumas considerações teóricas e práticas sobre Questões Sociocientíficas. In: Dália Melissa Conrado, Nei Nunes-Neto (Org.). Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de Ensino e Perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018.
IRZIK, G.; NOLA, R. A Family resemblance approach to the nature of Science for Science education. Science & Education, Dordrecht, v. 20, p. 591-607, 2011.
KARISAN, D.; ZEIDLER, D. L. Contextualization of Nature of Science with Socioscientific Issues Framework: A Review of Research. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 5, nº 2, p. 139-152, 2017.
KOLSTO, S. D. Scientific Literacy for Citizenship: Tools for Dealing with the Science Dimension of Controversial Socioscientific Issues. Science Education, Georgetown, USA, v. 85, p. 291-310, 2001.
KRUPCZAK, C. Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas: o estado do conhecimento no contexto brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2019.
KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. A Natureza da Ciência na formação de Professores por meio das controvérsias sociocientíficas: o estado do conhecimento. Revista Ciências & Ideias. v. 11, n. 2, p.1-16, 2020.
KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A.; REIS, P. G. R. dos. Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.16, n.37, p. 89-105, 2020.
KRUPCZAK, C.; FERRARINI, A.; AIRES, J. A. Relações CTSA no vestibular da UFPR: uma análise das questões de química dos últimos dez anos (2009-2018). Indagatio Didactica, v. 11, p. 281-300, 2019.
LEDERMAN, N. G. Student’s and teacher’s conceptions of the nature of Science: A review of the research. Journal of Research in in Science Teaching, v.29, nº4, p. 331-359, 1992.
MARTÍNEZ, L. F. P. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
MATTHEWS, M. R. Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.
MCCOMAS, William F. (Ed.). The nature of science in science education: Rationales and strategies. New York: Kluwer Academic Publishers, 2002.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Rio Grande do Sul. Editora Unijuí, 2007.
MOURA, B. A. O que é natureza das Ciências e qual sua relação com a História e com a Filosofia das Ciências. Revista Brasileira de História da Ciência. Rio de Janeiro, v.7, nº1, p. 32-46, janeiro/junho de 2014.
NASCIMENTO, F. do; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. de. O Ensino de Ciências no Brasil: História, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, n. 39, p.225-249, 2010.
NASCIMENTO, H. H. F. do; CAMPOS, A. F.; ALMEIDA, M. A. V. de. Desenvolvimento conceitual na formação inicial de professores de química: evolução de concepções sobre a natureza da ciência orientada por um programa em história da química. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. v. 5, n.1, p.25-33, 2015.
PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em ciências: para uma reorientação epistemológica da educação em ciências. Ciências & Educação, v. 8, n.1, p.127-145, 2002.
PRAIA, J.; GIL-PEREZ, D.; VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciências & Educação 13(2): 141-156, 2007.
REIS, P. Ciências e Controvérsias. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 32, p. 9-15, 2009.
REIS, P. Controvérsias sociocientíficas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida. 488 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004
REIS, P.; GALVÃO, C. Os professores de Ciências Naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: dois casos distintos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 3, p. 746-772, 2008.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, setembro/dezembro. 2006.
RUFINO, B; CRISPIM, C. Breve resgate histórico da educação ambiental no Brasil e no mundo. VI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. Porto Alegre/R, 2015.
SADLER, T. D. Informal reasoning regarding Socioscientific issues: a critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n.5, p. 513 - 536, 2004.
SANTOS, A. F. dos; OLIOSSI, E. C. A importância do Ensino de Ciências da Natureza integrado à História da Ciência e à Filosofia da Ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n.39, p.195-204, jan./jun. 2013.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciências & Ensino, Piracicaba, v. 1, nº especial, p. 1-12, nov. 2007.
SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. H. A argumentação em discussões sociocientíficas: reflexões a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.1, n. 1, p.1-13, 2011.
SANTOS, W. P. dos; SILVA, K. M. A. e; SILVA, S. M. B. da. Perspectiva e desafios de estudos de QSC na Educação Científica Brasileira. In: Conrado, D. M.; Nunes -Neto, N. (org.) Questões Sociocientíficas, Fundamentos, propostas de Ensino e Perspectiva para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018.
SAVIANI, D. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógicas, v.9, n. 1, p. 07-19, 2011
SIDONE, O. J. G.; HADDAD, E. A.; MENA-CHALCO, J. P. As ciências nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científicas. TransInformação, Campinas, São Paulo, 2016.
SILVA; A. P. P. N. da; SOUZA, R. T. de; VASCONCELLOS, V. M. R. de. O Estado da Arte ou o Estado do conhecimento. Educação - Escola de Humanidades v. 43, n.3, p.1-12. 2020.
TRAVASSOS, G. E. A educação ambiental nos currículos: dificuldades e desafios. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 1, n. 2, p.1-11, 2001.
TRINDADE, L. dos S. P.; BELTRAN, M. H. R.; TONETTO, S. R. Práticas e estratégias femininas: história de mulheres na ciência da matéria. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2016.
WATANABE, G.; REIS, P. G. R. dos. Controvérsias sociocientíficas e relações de poder: desafio de sua inserção segundo futuros professores de ciências. Linhas Críticas, v.25, p.203-227, 2019.
ZEIDLER, D. L.; NICHOLS, B. H. Socioscientific issues: the origin and practice. Journal of Elementary Science Education, Macomb, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Junior Moraes Amorim, Joanez Aparecida Aires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.