NATUREZA DA CIÊNCIA E CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Paulo Junior Moraes Amorim Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31197

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Controvérsias Sociocientíficas, Ensino de Ciências

Resumo

A incorporação da Natureza da Ciência (NdC) e das Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências pode contribuir significativamente para fomentar uma compreensão holística da ciência, englobando tanto seus aspectos de compreensão coletiva e humana quanto aos contextos que a moldam. Com essa premissa, o presente estudo tem como propósito analisar o estado atual do conhecimento sobre as temáticas NdC e CSC nos periódicos nacionais de Ensino de Ciências. Para tal análise, adotou-se a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD) conforme proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados evidenciam a escassez dessas abordagens no cenário brasileiro, destacando também sua limitada aplicação na educação básica. Contudo, identificou-se o potencial para integrar essas abordagens de modo abrangente, visando à formação de cidadãos críticos capazes de compreender não apenas as atividades científicas em si, mas também os contextos que as influenciam.

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Publicado

28-08-2024

Como Citar

MORAES AMORIM, P. J.; AIRES, J. A. NATUREZA DA CIÊNCIA E CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31197. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31197. Acesso em: 8 out. 2024.