CONCEPÇÕES SOBRE O UNIVERSO FINITO E INFINITO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31598

Palavras-chave:

Pedagogia da pergunta, Universo finito ou infinito , Educação Científica

Resumo

Nesta pesquisa, trazemos uma discussão antiga na história da ciência sobre a finitude ou infinitude das dimensões do Universo. Durante milênios, essa pergunta foi abordada por filósofos e cientistas e, até hoje, não existe uma resposta definitiva. Levou-se essa discussão para o ambiente acadêmico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o intuito de se conhecer algumas “opiniões” acerca do tema. Assim, foi realizada uma enquete, com graduandos, sobre o tamanho do Universo. Uma análise de conteúdo das respostas indica que elas coincidem com a opinião geral dos cientistas, mostrando que essas opiniões são adquiridas pela realidade que as rodeiam, assim como de toda a interação social e cultural sobre as quais estão imersas. A pergunta sobre a extensão do Universo permitiu mostrar que a procura do conhecimento é um processo permanente, histórico, social e intimamente ligado ao método científico, uma forma de pensar científica da natureza e da sociedade.

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Publicado

28-08-2024

Como Citar

ALVES PEREIRA BENTO, F.; LUZ BURGOA ROSSO, K.; GONÇALVES MARTINS, L.; ALBERTO CASTO NOGALES VERA, J. CONCEPÇÕES SOBRE O UNIVERSO FINITO E INFINITO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31598. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31598. Acesso em: 9 out. 2024.