CONCEPÇÕES SOBRE O UNIVERSO FINITO E INFINITO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31598Palavras-chave:
Pedagogia da pergunta, Universo finito ou infinito , Educação CientíficaResumo
Nesta pesquisa, trazemos uma discussão antiga na história da ciência sobre a finitude ou infinitude das dimensões do Universo. Durante milênios, essa pergunta foi abordada por filósofos e cientistas e, até hoje, não existe uma resposta definitiva. Levou-se essa discussão para o ambiente acadêmico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o intuito de se conhecer algumas “opiniões” acerca do tema. Assim, foi realizada uma enquete, com graduandos, sobre o tamanho do Universo. Uma análise de conteúdo das respostas indica que elas coincidem com a opinião geral dos cientistas, mostrando que essas opiniões são adquiridas pela realidade que as rodeiam, assim como de toda a interação social e cultural sobre as quais estão imersas. A pergunta sobre a extensão do Universo permitiu mostrar que a procura do conhecimento é um processo permanente, histórico, social e intimamente ligado ao método científico, uma forma de pensar científica da natureza e da sociedade.
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