ERA UMA VEZ... O STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31782

Palavras-chave:

Ensino de embriologia, Contação de histórias;, Contextualização, Ensino de ciências, Metodologia de ensino

Resumo

O ensino de embriologia enfrenta vários desafios, os quais, muitas vezes, são consequência do modelo de ensino tradicional. Para superar alguns deles, as metodologias ativas (como o storytelling), se apresentam como alternativas promissoras. Assim, surgiu a seguinte questão de pesquisa: quais as possibilidades e limites do storytelling como metodologia ativa para o ensino de embriologia? Dessa maneira, o trabalho teve como objetivo analisar os limites e possibilidades do storytelling como metodologia ativa para o ensino de embriologia. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e interventiva, realizada com alunos da 1º série do Ensino Médio, por meio de uma sequência didática. A pesquisa aponta que essa metodologia pode ser limitada por fatores como o tempo de aula, a carga horária do professor e a cultura tradicional; entretanto, potencializa a contextualização, a atenção e participação dos alunos, a construção da relação docente-discente e a dinâmica em sala de aula.

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Publicado

28-08-2024

Como Citar

GOMES DOS ANJOS, B.; GOMES DE OLIVEIRA, L. E.; SANTOS DUARTE, A. C. ERA UMA VEZ... O STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31782. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31782. Acesso em: 9 out. 2024.