O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE É SER PROFESSOR?

Autores

  • Guilherme Araújo Soares Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Ione Feitosa Dolzane Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31900

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Escolar, Matemática

Resumo

O Estágio Supervisionado desempenha um papel crucial na formação de professores, ao aproximar os licenciados da realidade escolar. Nesse contexto, esta pesquisa busca-se compreender a perspectiva dos estudantes de Matemática em relação ao conceito de “ser” professor durante a realização do estágio supervisionado. Os participantes deste estudo são os estudantes/estagiários da disciplina Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões abertas que visavam alcançar os objetivos da pesquisa. Através dos dados obtidos, é possível observar a perspectiva dos futuros professores ao vivenciarem a experiência da docência proporcionada pelo estágio supervisionado, principalmente no Estágio Supervisionado III. Concluiu-se que os estudantes/estagiários puderam vivenciar a importância do estágio e a formação da identidade na ação docente.

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Biografia do Autor

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

28-08-2024

Como Citar

SOARES, G. A.; DOLZANE, M. I. F. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE É SER PROFESSOR?. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.31900. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31900. Acesso em: 9 out. 2024.