ABORDAGEM DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE SOBRE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32355Palavras-chave:
CTS; Energia elétrica; Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico de alunos do Ensino Fundamental quanto ao consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos por meio da abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O público-alvo foram 30 alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, em uma escola municipal de Teresina-PI. Para tal, foi desenvolvida uma oficina educativa com duração total de quatro horas, tendo como assunto a energia elétrica e seu consumo. Os resultados da pesquisa demonstraram que, por meio da abordagem CTS, os alunos conseguiram compreender o conteúdo de energia elétrica, as fontes, o “percurso” e o consumo de energia elétrica na sua residência. Além disso, os alunos desenvolveram o senso crítico quanto ao consumo exagerado de energia elétrica. E, finalmente, conseguirem compreender as inter-relações entre conhecimento, ciência, vida cotidiana e as relações sociais e tecnológicas presente no processo envolvendo a energia elétrica.
Downloads
Referências
ANGOTTI, J. A. Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e no ensino de Ciências. 1991. 324 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
BERTO, J. A.; LORENZETTI, L. O desenvolvimento da Educação CTS com o tema Energia Elétrica nos livros didáticos de Física do Ensino Médio: possibilidades e desafios. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 9, n. 29, p. 288-305, abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
CAVALCANTI, M. H. S.; RIBEIRO, M. M.; BARRO, M. R. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Ciênc. Educ., v. 24, n. 4, p. 859-874, 2018.
CESÁRIO, J. M. S.; FLAUZINO, V. H. P.; MEJIA, J. V. C. Metodologia científica: Principais tipos de pesquisas e suas caraterísticas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [s.1.], v. 5, n 11, p. 23-33, 2020.
GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. Edição. São Paulo, SP: Atlas. 1999. 206 p.
GOMES, B. C. C; ZANON, D. A. V. A educação através da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para os anos iniciais do ensino fundamental: a terra e o universo em foco. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 146-164, dez. 2019.
HOFFMANN, J. L. NAHIRNE, A. P; STRIEDER, D. M. Um diálogo sobre as concepções alternativas presentes no ensino de ciências. Arquivos do MUDI, [s.1.], v. 21, n. 3, p. 90-101, 2017.
MANGUEIRA, R. T. S; SILVA, A. M. T. B; CHRISPINO, A. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto educacional do IFPB/Campus Sousa. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 12, n. 36, p. 751-768, 2021.
MOREIRA, A. M.; AIRES, J. A.; LORENZETTI, L. Abordagem CTS e o conceito
química verde: possíveis contribuições para o ensino de química. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 193-210, jul. 2017.
OLIVEIRA, G. S.; CUNHA, A. M. O.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Grupo Focal: uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa?. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v.19, n. 41, p.1-13, 2020.
PEREIRA, N. V.; ARAÚJO, M. S. T. Análise de publicações sobre o tema Energia com enfoque CTS no Ensino de Ciências no Brasil entre 2006 e 2017. Research, Society and Development, [s.1.], v. 10, n. 11, p. 1-13, 2021.
PIFFERO, E. L. F. COELHO, C. P. LUCCHESE, M. M. Proposta de unidades de ensino potencialmente significativa para estudo de fontes de energia. Research, Society and Development, [s.1.], v. 9, n. 7, p. 1 - 24, 2020.
RODRIGUES, T. D. F. F. OLIVEIRA, G.S. SANTOS, J. A. As Pesquisas Qualitativas e Quantitativas na Educação. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021.
SANTOS, W. L. P. dos.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (ciência-tecnologia-sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2000.
SILVA, B. F. P. P.; VARGAS, V. B.; CANSAN, T. C. S.; OLIVEIRA, E. C. Ensino de ciências com enfoque CTS nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão de literatura (2000-2021). Research, Society and Development, [s.1.], v. 11, n. 7, p. 1-11, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kamily Carolina Barros Pereira, Márcio Cleto Soares de Moura, Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde, Nilton Ferreira Frazão, Ricardo Gondim Sarmento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.