ABORDAGEM DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE SOBRE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kamily Carolina Barros Pereira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Márcio Cleto Soares de Moura Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Nilton Ferreira Frazão Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Ricardo Gondim Sarmento Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32355

Palavras-chave:

CTS; Energia elétrica; Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico de alunos do Ensino Fundamental quanto ao consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos por meio da abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O público-alvo foram 30 alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, em uma escola municipal de Teresina-PI. Para tal, foi desenvolvida uma oficina educativa com duração total de quatro horas, tendo como assunto a energia elétrica e seu consumo. Os resultados da pesquisa demonstraram que, por meio da abordagem CTS, os alunos conseguiram compreender o conteúdo de energia elétrica, as fontes, o “percurso” e o consumo de energia elétrica na sua residência. Além disso, os alunos desenvolveram o senso crítico quanto ao consumo exagerado de energia elétrica. E, finalmente, conseguirem compreender as inter-relações entre conhecimento, ciência, vida cotidiana e as relações sociais e tecnológicas presente no processo envolvendo a energia elétrica.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

CAROLINA BARROS PEREIRA, K.; SOARES DE MOURA, M. C.; SILVA ATAÍDE, M. C. E.; FERREIRA FRAZÃO, N.; GONDIM SARMENTO, R. ABORDAGEM DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE SOBRE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32355. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32355. Acesso em: 10 jul. 2025.