A DISSEMINAÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PERIÓDICOS DE ALTO IMPACTO CORRELACIONADOS PELO GOOGLE SCHOLAR METRICS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.33451Palavras-chave:
Bibliometria; Ensino de Ciências; Periódicos; Disseminação Científica.Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar, por meio do Google Scholar Metrics (GSM), quais revistas e textos impactam o campo do Ensino de Ciências e suas características de autoria e de temáticas. Para tanto, selecionamos por meio da utilização dos descritores “Ensino” e “Educação”, no campo de busca do GSM, as revistas que pertenciam ao campo do Ensino de Ciências e que tinham índice h-5 igual ou maior que 10 e buscamos os artigos que compunham esse índice. Assim, o corpus dessa pesquisa ficou composto por sete periódicos e 106 artigos. Os resultados indicaram: que a maioria dos textos foi publicada no ano de 2018 e teve ampla distribuição de autoria; que muitos textos foram escritos em colaboração com diferentes instituições; que houve maior concentração das publicações nas regiões sudeste, sul e nordeste; que a linha temática do Ensino de Ciências que sobressaiu foi a de “Ensino e Aprendizagem de Conceitos e Processos Científicos”.
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