A DISSEMINAÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PERIÓDICOS DE ALTO IMPACTO CORRELACIONADOS PELO GOOGLE SCHOLAR METRICS

Autores

  • Anderson Giovani Trogello UNIOESTE
  • Elizabete França Unioeste
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Cascavel, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.33451

Palavras-chave:

Bibliometria; Ensino de Ciências; Periódicos; Disseminação Científica.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar, por meio do Google Scholar Metrics (GSM), quais revistas e textos impactam o campo do Ensino de Ciências e suas características de autoria e de temáticas. Para tanto, selecionamos por meio da utilização dos descritores “Ensino” e “Educação”, no campo de busca do GSM, as revistas que pertenciam ao campo do Ensino de Ciências e que tinham índice h-5 igual ou maior que 10 e buscamos os artigos que compunham esse índice. Assim, o corpus dessa pesquisa ficou composto por sete periódicos e 106 artigos. Os resultados indicaram: que a maioria dos textos foi publicada no ano de 2018 e teve ampla distribuição de autoria; que muitos textos foram escritos em colaboração com diferentes instituições; que houve maior concentração das publicações nas regiões sudeste, sul e nordeste; que a linha temática do Ensino de Ciências que sobressaiu foi a de “Ensino e Aprendizagem de Conceitos e Processos Científicos”.

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Biografia do Autor

Anderson Giovani Trogello , UNIOESTE

Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/ Unioeste). Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia, UTFPR.

Elizabete França , Unioeste

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/ Unioeste). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, UNIOESTE.

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Publicado

28-08-2024

Como Citar

TROGELLO , A. G.; FRANÇA , E.; MEGLHIORATTI, F. A. A DISSEMINAÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PERIÓDICOS DE ALTO IMPACTO CORRELACIONADOS PELO GOOGLE SCHOLAR METRICS . Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.33451. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33451. Acesso em: 9 out. 2024.