O CASO DAS ÁRVORES CARECAS: UMA WEBQUEST DE TEMÁTICA AMBIENTAL PARA AS AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Thayelen Klen dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Carolina Schlindwein Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • David Pereira Faraum Junior Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0001-8878-9736

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33732

Palavras-chave:

Estudo de caso, Ácidos e Bases, Meio ambiente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma WebQuest de temática da chuva ácida, elaborada na disciplina de Química e Educação Ambiental, ofertada no curso de Química Licenciatura de uma universidade pública do Oeste do Estado do Paraná, para discutir os aspectos teóricos e práticos da Educação Ambiental nas aulas de Química. Utilizando a plataforma Google Sites, a WebQuest oferece uma interface intuitiva e de fácil uso. Focada no ensino de Educação Ambiental, especialmente no conteúdo de ácidos e bases, a atividade visa promover a conscientização e formação crítica socioambiental dos estudantes por meio do estudo de caso "Caso das árvores carecas", cuja resolução é guiada pelo método Jigsaw. Consideramos que este método desafia os estudantes a proporem soluções de maneira colaborativa, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a chuva ácida, uma vez que podem se envolver ativamente com os temas socioambientais.

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Biografia do Autor

David Pereira Faraum Junior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Licenciado em Química (2010), mestre em Química na área de tecnologias educacionais (2017) e doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2023) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

DOS SANTOS, T. K.; SCHLINDWEIN, A. C.; FARAUM JUNIOR, D. P. O CASO DAS ÁRVORES CARECAS: UMA WEBQUEST DE TEMÁTICA AMBIENTAL PARA AS AULAS DE QUÍMICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33732. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33732. Acesso em: 15 abr. 2025.