Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
PPGECEM
Pareceristas ad hoc
Indexadores
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 1 (2025): Edição Especial- VIII Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI)
v. 9 n. 1 (2025): Edição Especial- VIII Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI)
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.v.9.n.1
Publicado:
31-03-2025
Editorial
EDITORIAL
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.35181
Cláudia Almeida Fioresi; Enio de Lorena Stanzani, Marcia Borin da Cunha
PDF
Pesquisa
AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33702
Mayki Jardim Sivico, Camila de Paiva, Leonir Lorenzetti
PDF
RECEITA DE UM “ÓTIMO PROFESSOR DE QUÍMICA”: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UM CONTEXTO PARANAENSE
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33766
Katiussa Michele Canola, Pedro Augusto Pereira Brito, Neide Maria Michellan Kiouranis
PDF
A PRESENÇA/AUSÊNCIA DO ESTUDO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DA ABORDAGEM CTSA EM CURSOS PÚBLICOS DE PEDAGOGIA NO PARANÁ
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33871
Adriano Lopes Romero, Alex Barbosa da Silva
PDF
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE A SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO PARANÁ
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33765
Bruna da Costa Buzatto, Débora Piai Cedran, Bruna Silva Pedrosa, João Luiz Zampiroli
PDF
REFERENCIAIS CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ: O ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33756
Anike Arnaud
PDF
A LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33785
Daniel Luiz Paz, Claudia Almeida Fioresi
PDF
ANÁLISE DO USO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33764
Geovane Felipe Padilha, Viviane Arrigo
PDF
FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE QUÍMICA: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES DEFENDIDAS NO PARANÁ
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33780
Jaime da Costa Cedran, Débora Piai Cedran, Emerson Luis Pires
PDF
QUÍMICA E ARTE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33782
Gustavo Cristiano Dahmer, Olga Maria Schimidt Ritter
PDF
A CIRCULAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS NO MANGÁ DR. STONE
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33777
Jean Francisco Gomes , Claudia Almeida Fioresi, João Fernando Christofoletti
PDF
MENSTRUAÇÃO & CIÊNCIAS: O PODER E OS OLHARES DA RESISTÊNCIA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33773
Ana Carolina Hyrycena, Moisés Alves de Oliveira
PDF
ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA DE PLANTAS MEDICINAIS COM ÊNFASE NO CONHECIMENTO TRADICIONAL DE MORADORES DE SALVATERRA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33751
Arilson silva, Everton Bedin, Caroline Souza Almeida, Artur de Medeiros Queiroz, Aline Lubyi
PDF
PRESSUPOSTOS DE BAKHTIN E CÍRCULO E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE EM EVENTOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33720
Mikael Otto, Alessandro Rodrigo Zanato, Marcia Borin da Cunha
PDF
AS PAREDES FALAM: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DA QUÍMICA LICENCIATURA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33743
Lucas Eduardo Silva, David Pereira Faraum Junior
PDF
HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33775
Alessandra Cristina Alves dos Santos, Joivana de Fátima Rodrigues Lau, Thiago de Souza Claudino
PDF
A PRODUÇÃO DE UM DISCURSO CLIMÁTICO PEDAGÓGICO EM ARTIGO DO BLOG GATES NOTES
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33757
Matheus Eduardo Domingues de Godoy, Moisés Alves de Oliveira
PDF
EXPERIÊNCIAS METACOGNITIVAS DE UM ESTUDANTE MOÇAMBICANO MOBILIZADAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS EM AULAS DE QUÍMICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33770
Stélia Mariana Alfredo Capathia Nahia, Isadora Polvani Barbosa, Fabiele Cristiane Dias Broietti
PDF
VALIDAÇÃO DO PODCAST COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E FORMATIVO: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33613
Artur de Medeiros Queiroz, Everton Bedin, Arilson Silva da Silva, Caroline de Souza Almeida, Aline Lubyi
PDF
Relato de Experiência
NÓS E LAÇOS: DIÁRIO FORMATIVO DE UMA LICENCIADA NO CONTEXTO DO PIBID-QUIMICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33783
Flávia Roberta Oliveira, Leila Inês Follmann Freire, Bettina Heerdt
PDF
DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA MULTIESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33771
Gabriel Cardoso Ribeiro, Mateus Ribeiro Castro, Thiago Teite Nagashima dos Santos, Enio de Lorena Stanzani, José Bento Suart Junior
PDF
ENSINO INVESTIGATIVO: RELATO DE UMA ATIVIDADE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33781
Sandra Kopeginski, Marcia Borin da Cunha
PDF
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID-QUÍMICA: ADAPTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33784
Mariana de Souza Fengler, Micheli Alves Marth, Juliane Maria Bergamin Bocardi, Ismael Laurindo Costa Junior
PDF
O ESTUDO DOS CONCEITOS DE ENERGIA POTENCIAL E ENERGIA CINÉTICA EM AULAS DE FÍSICA UTILIZANDO SIMULADORES ONLINE
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33704
Victor Gudoski , Viviane Arrigo, Natany Dayani de Souza Assai
PDF
O CASO DAS ÁRVORES CARECAS: UMA WEBQUEST DE TEMÁTICA AMBIENTAL PARA AS AULAS DE QUÍMICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33732
Thayelen Klen dos Santos, Ana Carolina Schlindwein, David Pereira Faraum Junior
PDF
EXPLORANDO A ELETROQUÍMICA POR MEIO DO ENFOQUE CTSA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33758
Fernanda Gomes Figueiredo de Lima, Juliane Maria Bergamin Bocardi, Ismael Laurindo Costa Junior
PDF
Palavras-chave
gamificação em sala de aula
ensino e aprendizagem.
lúdico
júri simulado.
aspectos históricos
armas químicas
investigação-ação
fungos
adolescências
e-book
narrativas.
cts
biologia
percepção.
mobilidade
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Indexadores
Mais lidos
Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física
4553
Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico
2808
Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento
2439
Resenha do livro: Informática e Educação Matemática de autoria de Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado
2395
Análise dos periódicos qualis/CAPES: visão geral da área de ensino em Ciências e Matemática
1887
O ensino de ciências para alunos com deficiência visual: identificando limites e possibilidades por meio de uma revisão sistemática da literatura
1844
Gênero no ensino de Ciências publicações em periódicos no Brasil: o estado do conhecimento
1639
O ensino de equilíbrio químico a partir das etapas da situação de estudo: um relato de caso vivenciado por licenciandos em formação
1564
Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática
1408
Estudo dos múltiplos e divisores por meio de resolução de problemas: um relato de experiência docente
1294