REFERENCIAIS CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ: O ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33756Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares; Novo Ensino Médio; Referencial Curricular do Paraná.Resumo
Este estudo aborda a reorganização curricular no estado do Paraná, influenciada pela homologação da Base Nacional Comum Curricular e pelo advento do Novo Ensino Médio. Nesse sentido, realizou-se uma análise de dois documentos curriculares paranaenses focalizando o ensino de Química: as Diretrizes Curriculares da Educação Básica e o Referencial Curricular para o Ensino Médio. A análise revelou mudanças significativas, como a alteração na nomenclatura e a reconfiguração dos conteúdos, indicando uma adaptação à Base Nacional Comum Curricular. Além disso, discute-se a retirada de conteúdos de Química do referencial curricular. A identificação de diferenças entre os documentos instiga um debate sobre os impactos dessas políticas e suas repercussões no ensino de Química.
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