EXPERIÊNCIAS METACOGNITIVAS DE UM ESTUDANTE MOÇAMBICANO MOBILIZADAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS EM AULAS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33770Palavras-chave:
Questionários metacognitivos, Química, Professores, MoçambiqueResumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre metacognição em aulas de Química no Ensino Superior de Moçambique. O objetivo da investigação foi identificar e caracterizar indícios de experiências metacognitivas manifestadas por um licenciando durante atividades desenvolvidas na disciplina de Didática da Química. Os dados foram coletados por meio de questionários metacognitivos, posteriormente submetidos aos procedimentos da Análise de Conteúdo. As respostas do estudante foram analisadas com base nas categorias, sentimentos, estimativas, contextos, sujeitos, especificidades da tarefa e juízos de memória. Os resultados indicaram que as questões do questionário estimularam a manifestação de experiências metacognitivas. Esse processo proporcionou ao estudante a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo acerca da sua cognição, promovendo o autoconhecimento da sua aprendizagem docente.
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Referências
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