A CIRCULAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS NO MANGÁ DR. STONE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33777

Palavras-chave:

Audiovisual; Divulgação científica; História em quadrinhos

Resumo

A divulgação científica é hoje em dia amplamente consolidada. Tem como objetivo comunicar a ciência por meio de diferentes veículos, abordando variados temas e seus impactos científicos e sociais. Tendo isso em vista, este estudo teve como propósito analisar elementos (linguísticos, estruturais e relacionados ao conteúdo da história em quadrinhos Dr. Stone), mais especificamente o capítulo 91 do mangá e o episódio 1 da terceira temporada da animação. Para isso foi adotada uma metodologia qualitativa, que considerou como objeto de análise as unidades gerais dos quadrinhos e os elementos constituintes do audiovisual. De maneira complementar foram exploradas as interações entre essas duas diferentes linguagens em que a obra foi expressa, seguindo os parâmetros de Barbieri (2017). Como resultado da análise apontamos a inseparabilidade entre conteúdo e forma, bem como as diferenças substanciais entre as linguagens que, por isso, geram diferentes sentidos em função de sua circulação e textualização.

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Biografia do Autor

Jean Francisco Gomes , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Realeza. É mestre pelo programa de pós-graduação PPGECEM em Educação em Ciências e Educação Matemática, com ênfase na linha de pesquisa em Educação em Ciências. Atualmente, está no doutorado pelo programa de pós-graduação PPGECEM, também em Educação em Ciências e Educação Matemática, focando na linha de pesquisa em Educação em Ciências.

Claudia Almeida Fioresi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possuo graduação em Química/Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizei doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa em Portugal. Atualmente, sou professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza na área de Educação Química e professora colaboradora no PPGECEM- Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Cascavel.

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

GOMES , J. F.; ALMEIDA FIORESI, C.; CHRISTOFOLETTI, J. F. A CIRCULAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS NO MANGÁ DR. STONE. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33777. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33777. Acesso em: 12 abr. 2025.