QUÍMICA E ARTE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33782Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Pigmentos e Corantes, Ensino de QuímicaResumo
Percebemos, mediante obras que retratam cientistas, experimentos ou materiais artísticos – tintas, solventes e conservantes - que a Arte influencia e é influenciada pela Ciência. Pensando na relação entre Química e Arte, realizamos uma revisão bibliográfica em periódicos de Química, identificando e categorizando, por meio da análise de conteúdo, publicações que abordam essa relação. Selecionamos cinco periódicos de Química, localizando publicações relacionadas a Arte. Dentre mais de 10 mil publicações, 154 abordavam a Arte, cuja frequência aumentou após 2015, quando a degradação de corantes se tornou relevante, temática que foi a mais encontrada nos artigos selecionados. Identificamos, também, artigos com temáticas: obtenção de extratos, pigmentos e corantes, indicadores ácido e base, métodos analíticos na Arte, análise de obras e literatura. A utilização da Química para produzir Arte foi foco de poucos artigos, embora pudesse ter sido mais bem explorado, abordando atividades que produzem Arte, enquanto abordam conhecimentos Químicos.
Downloads
Referências
CEREGATTI, T.; NACK, F. C.; ARAUJO, L. de; OLIVEIRA, B. R. M. “As cores da Química": Uma Proposta para Contextualizar e Introduzir Conhecimentos Químicos no Ensino Fundamental. Revista Debates em Ensino de Química, v. 3, n. 2 ESP, p. 115–128, 2017.
CHINELLI, M. V.; OLIVEIRA, A. P. C. de; TEIXEIRA, V. M. Química e Arte: “experimentar o experimental” em uma racionalidade aberta para a aprendizagem da ciência. Educación Química, v. 32, n. 4, p. 23-33, 2021.
CLEOPHAS, M. das G. ‘Cordelizando’ a história da química como estratégia lúdico-didática: entre rimas de potencialidades formativas e enfoques humanísticos. Educação Química en Punto de Vista, v. 7, n. 1, p. 118-133, 2023.
DIAS, M. V.; GUIMARÃES, P. I. C.; MERÇON, F. Corantes Naturais: extração e emprego como indicadores de pH. Química Nova na Escola, n. 17, p. 27-31, 2003.
EICHLER, T. Z. N.; EICHLER, M. L. A química sob(re) o corpo em Dalí e em Rabarama. Educação Química en Punto de Vista, v. 2, n. 1, 2018.
EICHLER, T. Z. N.; EICHLER, M. L.; DEL PINO, J. C. Serendipidade e Arte na Educação em Química: Apresentando a WikiArt, uma Enciclopédia de Artes Visuais. Revista Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 4, p. 92-106, 2023.
FARIA, D. L. A. de; PUGLIERI, T. S. Diferenciando reproduções e pinturas verdadeiras: um interessante estudo de caso. Química Nova, v. 39, n. 5, p. 542-547, 2016.
FERNANDES, L. S.; SILVA, A. R. A. Tintura de Iodo como Potencial Reagente para a Experimentação no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 4, p. 406-410, 2021.
FILHO, B. B. F.; LAGE, M. C. S. M.; NASCIMENTO, A. L. M. L. do; VIEIRA, I. M. R. de S.; ALMEIDA, D. D. M. de; BARROS, W. O. de. A química analítica aplicada aos estudos de pigmentos rupestres: uma revisão. Química Nova, v. 45, n. 10, p. 1265-1277, 2022.
FRACETO, L. F.; LIMA, S. L. T. de. Aplicação da Cromatografia em Papel na Separação de Corantes em Pastilhas de Chocolate. Química Nova na Escola, n. 18, p. 46-48, 2003.
GALVÁN-MADRID, J. L. La Química y el arte: ¿Cómo mantener el vínculo? Educación Química, v. 22, n. 3, p. 207-211, 2011.
GUIMARÃES, R. S.; FREIRE, L. I. F. A presença da Química em peças de teatro científico no evento Ciência em Cena. Educação Química en Punto de Vista, v. 7, p. 1-14, 2023.
LIMA, N. P. M.; FERREIRA, G. W.; LUPINETTI, J. M.; RAMOS, E. S. Poemas no Ensino de Química: Traçando Rumos para um Ensino Associativo entre Ciência e Arte. Química Nova na Escola, v. 44, n. 4, p. 418-427, 2022.
MORI, R. C. A Psicologia da Arte de Vigotski e Algumas Notas Sobre o Químico (e o) Artista. Revista Debate em Ensino de Química, v. 4, n. 2 ESP, p. 21-50, 2018.
MOURA, C. B. de. Química & Arte: Explorando Caminhos Criativos em um Projeto com Estudantes de Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 2 ESP, p. 118-132, 2018.
MYCZKOWSKI, R. S.; LIMA, I. de; CARVALHO, C. W.; OLIVEIRA, W. de C.; GELLER, A. M. A Experimentação Fotográfica como Vértice do Estudo de Química, Física e Arte. Revista Debates em Ensino de Química, v. 8, n. 3, p. 82-96, 2023.
NEUMANN, M. G.; GESSNER, F.; CIONE, A. P. P.; SARTORI, R. A.; CAVALHEIRO, C. C. S. Interações entre corantes e argilas em suspensão aquosa. Química Nova, v. 23, n. 6, p. 818-824, 2000.
OKUMURA, F.; SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, E. T. G. Identificação de Pigmentos Naturais de Espécies Vegetais Utilizando-se Cromatografia em Papel. Química Nova, v. 25, n. 4, p. 680-683, 2002.
OLIVEIRA, H. P. M. de; JUNIOR, A. M.; LEGENDRE, A. de O.; GEHLEN, M. H. Transferência de Energia entre Corantes Catiônicos em Sistemas Homogêneos. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 564-569, 2003.
OLIVEIRA, L. F. C. de; BOSCÁN, J. del C. R. P.; SANTOS, P. S.; TEMPERINI, M. L. A. Identificação por Microscopia Raman de Pigmentos da Pintura a Óleo " Retrato de Murilo Mendes" de Cândido Portinari. Química Nova, v. 21, n. 2, p. 172-175, 1998.
OLIVEIRA, R. A. G. de; ZANONI, T. B.; BESSEGATO, G. G.; OLIVEIRA, D. P.; UMBUZEIRO, G. A.; ZANONI, M. V. B. A Química e Toxicidade dos Corantes de Cabelo. Química Nova, v. 37, n. 6, p. 1037-1046, 2014.
PEREIRA, A. de S.; VITURINO, J. P.; ASSIS, A. O uso de indicadores naturais para abordar a experimentação investigativa problematizadora em aulas de Química. Educação Química en Punto de Vista, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2017.
PIMENTA, A. R.; FELIX, V. S.; SILVA, D. M.; PEREIRA, M. O.; OLIVEIRA, A. L.; FERREIRA, D. S.; CARVALHO, C. S.; SILVA, F. L.; GONÇALVES, E. A. S.; DUTRA, R. S.; PEREIRA, L. O.; PEREIRA, R. V.; FREITAS, R. P. Exemplificando o uso do macro mapeamento elementar por XRF (MA-XRF) na investigação forense de obras de arte. Química Nova, v. 45, n. 3, p. 297-303, 2022.
PINHEIRO, B. C. S. O Período das Artes Práticas: A Química Ancestral Africana. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 4–15, 2021.
PORTO, P. A. Augusto dos Anjos: Ciência e Poesia. Química Nova na Escola, n. 11, p. 30-34, 2000.
RAMÍREZ-GARCÍA, H. La imagen descubierta por la química. Educación Química, v. 17, n. 3, p. 357-363, 2006.
REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13 (suplemento), p. 71-87, 2006 apud MOURA, 2018.
REIS, M. T.; BRAIBANTE, M. E. F. O Ensino de Química e Arte por Meio da Temática “Tintas”: Uma Abordagem Interdisciplinar. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 2 ESP, p. 133-153, 2018.
RIBEIRO, N. M.; NUNES, C. R. Análise de Pigmentos de Pimentões por Cromatografia em Papel. Química Nova na Escola, n. 29, p. 34-37, 2008.
SÁ, M. B. Z.; VICENTIN, E. M.; CARVALHO, E. de. A História e a Arte Cênica como Recursos Pedagógicos para o Ensino de Química – Uma Questão Interdisciplinar. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, p. 9-13, 2010.
SANTOS, K. M. S.; LIMA, L. M. A.; SANTOS, T. S.; PITANGA, A. F. Avaliando Métricas em Química Verde de Experimentos Adaptados para a Degradação do Corante Amarelo de Tartrazina para Aulas no Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. 43, n. 4, p. 411-417, 2021.
SANTOS, P. N. dos. Arte, Ciência e Gênero: Marie-Anne, Lavoisier e a Análise do Retrato de um Casal Científico. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 2 ESP, p. 154-173, 2018.
SILVA, A. C. da; ÁVILA, H. M. C. de; OLIVEIRA, D. Q. de; GONÇALVES, F. P. O conto literário no ensino e na formação de professores de Química. Química Nova na Escola, v. 45, n. 4, p. 275-282, 2023.
SILVA, A. M. da S.; FÁTIMA, A. de; JÚNIOR, S. S. M.; BRAATHEN, P. C. Plásticos: molde você mesmo. Química Nova na Escola, n. 13, p. 47-48, 2001.
SILVA, C. S. da. Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química. Química Nova na Escola, v. 33, n. 2, p. 77-84, 2011.
SILVA, L. B. da; ALLES, I. M.; MOREL, A. F.; DALCOL, I. I. Produtos Naturais no Ensino de Química: Experimentação para o Isolamento dos Pigmentos do Extrato de Páprica. Química Nova na Escola, n. 23, 2006.
SOUSA, A. S. de; OLIVEIRA, G. S. de; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.
SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44, 2017.
VANUCHI, V. C. F.; BRAIBANTE, M. E. F. O Uso de Corantes Naturais por Algumas Comunidades Indígenas Brasileiras: Uma Possibilidade para o Ensino de Química Articulado com a Lei 11. 645/2008. Revista Debates em Ensino de Química, v. 7, n. 2, p. 54–74, 2021.
WALLAU, W. M. Química na Poesia e Poesia na Química. Química Nova, v. 37, n. 10, p. 1721-1731, 2014.
ZAN, A. S. H. de S.; FAUSTINO, E.; BAPTISTA, J. A. A.; ZAN, R. A. Obtenção e Uso de Indicadores Naturais em uma Escola de Ji-Paraná - Rondônia, Amazônia Ocidental – Brasil. Revista Debates em Ensino de Química, v. 3, n. 2, p. 188-200, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gustavo Cristiano Dahmer, Olga Maria Schimidt Ritter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.