The literature of science communication in science teaching: a review
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33785Keywords:
Reading, Science Communication, Didactic ResourceAbstract
Science communication books have been published for many years. However, as our data indicates, little has been studied about this materialization of Science Communication. In order to investigate what has been produced about Literature of Science Communication in journal articles, we conducted a bibliographic survey and, to analyze the corpus, we used Discursive Textual Analysis as our methodology. The results indicate that Literature of Science Communication, due to its characteristics that confer an educational bias, is a potential tool for science education. The teacher plays a fundamental role in this articulation between, being a moderator and mediator, by selecting the works and teaching strategies suitable for their classroom. Creating favorable conditions for a qualified discussion about aspects of the sciences present in Literature of Science Communication works can promote critical and civic education.
Downloads
References
ARAUJO, J. F. V. de; LIMA, G. da S.; ALMEIDA, S. A. de. A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no mundo das partículas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 25, 31 mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240136.
BOSI, A. de P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, set./dez. 2007.
BORSOI, I. C. F. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de ensino superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 81-100, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v15i1p81-100.
CAMPOS, M. F. de; VIEGAS, M. F. Saúde mental no trabalho docente: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 2, p. 417-437, 29 abr./jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202132.
CAMPOS, T.; VÉRAS, R. M.; ARAÚJO, T. M. de. Trabalho docente em universidades públicas brasileiras e adoecimento mental: uma revisão bibliográfica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-19, 12 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15193.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2017. (Coleção ideias em ação). 1 reimpr. da 1 ed. de 2012.
COLPO, C. C.; WENZEL, J. S. Indícios de Aproximações entre a Educação Ambiental e a Divulgação Científica no Livro Como Chegamos até Aqui. RBECM: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 2, p. 519-534, jul-dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10607.
FERREIRA, L. N. de A.; QUEIROZ, S. L. Textos de divulgação científica no ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 3-31, maio 2012.
FIORESI, C. A.; SILVA, H. C. Ciência popular, divulgação científica e Educação em Ciências: elementos da circulação e textualização de conhecimentos científicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, p. 1-17, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220049.
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
GROSSKLAUS, S. T.; MIQUELIN, A. F.; MACHADO, C. J.; SILVEIRA, R. M. C. F. A transposição didática no âmbito do saber ensinado: reflexão sobre o ensino a partir da série Anne with an e. ReBECEM: Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 6, n. 2, p. 147-174, ago. 2022.
KIRINUS, G. O.; FONSECA, V. F.; SIMON, N. M.; PASSOS, C. G. Uma proposta multidisciplinar para o ensino de funções orgânicas a partir do livro de divulgação científica “Os Botões de Napoleão”. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino, Espírito Santo, v. 1, n. 5, p. 371-385, 20 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32620.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-23, 7 dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190122.
LORENZETTI, C. S.; RAICIK, A. C.; DAMASIO, F. “O Sonho de Mendeleiev” e a construção da tabela periódica: análise de um material de divulgação científica à luz de aspectos de natureza da ciência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 209-236, 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e84228.
LUCA, A. G. de; SANTOS, S. A. dos; DEL PINO, J. C.; PIZZATO, M. C. As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula. Actio: Docência em Ciências, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 116-132, 19 jul. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/actio.v3n2.7540.
MARTINS, J. L. C.; STAMM, T. F. T. Formulação de perguntas: uma estratégia de leitura para textos de divulgação científica no ensino de ciências. Kiri-Kerê: Pesquisa em Ensino, Espírito Santo, v. 1, n. 12, p. 179-189, jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37480.
MORAES, L. S. A construção de um gênero para a literatura de divulgação científica na Ciência da Informação. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3 ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. 264 p. (Coleção educação em ciências).
MOURA, B. A. Concepções inadequadas de ciência e fazer científico: análise de um exemplo na literatura. Prometeica: Revista de Filosofía y Ciencias, São Paulo, n. 9, p. 27–37, 2014. DOI: https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i9.85.
OLIVEIRA, J. M. P. de; STRIEDER, D. M.; GIANOTTO, D. E. P. Cultura científica/divulgação científica e formação de professores: desafios e possibilidades. Valore, Volta Redonda, v. 3 (Edição Especial), p. 489-497, 2018.
PINTO, G. A. Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 299-317, jul-dez. 2009.
ROSADO, V. F.; FELCHER, C. O.; SALGUEIRO, A. F.; FOLMER, V. Produção de vídeos no Ensino de Bioquímica e Química Orgânica. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 20, n. 1, 31 ago. 2020.
SANTANA, R. A. R.; GOYA, A.; SANTOS, G. J. F. dos. O Uso do Seminário Como Facilitador no Processo de Ensino e Aprendizagem de História da Química. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 424–427, 2018.
SANTOS, S. A. dos; LUCA, A. G. de. “Os botões de Napoleão”: moléculas de glicose e ácido ascórbico contextualizadas química e biologicamente. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 107-122, 14 jun. 2014.
SILVA, H. C. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, n. 1, p. 53-59, dez. 2006.
SILVA, P. R. M. da; SCHIFINO, F.; SIRTORI, C.; PASSOS, C. G.; SIMON, N. M. Uma análise do processo de elaboração de perguntas produzidas por licenciandos em química. Química Nova, São Paulo, v. 46, n. 8, p. 836-843, 08 maio 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20230047.
SIMON, F. O.; NOGUEIRA, R. N.; VICENTIN, F. C. Avaliação de livros de divulgação científica acerca da Mecânica Quântica. RBECT: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 40-53, 19 ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/s1982-873x2014000200003.
SOUZA, A. R. de; NEVES, L. A. S. O livro paradidático no ensino de Física: uma análise fabular, científica e metafórica da obra Alice no país do quantum. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1145-1160, 15 dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1145.
STRACK, R.; LOGUÉRCIO, R.; DEL PINO, J. C. Percepções de professores de ensino superior sobre a literatura de divulgação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 2, p. 425-442, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000200012.
TARGINO, A. R. L.; GIORDAN, M. Retextualização do texto literário de divulgação científica A Tabela Periódica no ensino de Química. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e221413, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221413.
WENZEL, J. S. A leitura de textos de divulgação científica na constituição de professores de química. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 9, n. 27, p. 232-252, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2477.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Daniel Luiz Paz, Claudia Almeida Fioresi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.