AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34939Palavras-chave:
Educação em Ciências, Aprendizagem Ativa, Ensino Médio e SuperiorResumo
As Metodologias Ativas (MAs) centralizam a aprendizagem no estudante, promovendo a construção do conhecimento em colaboração com o professor a partir de situações problematizadoras. Este artigo realiza uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar como as MAs têm sido trabalhadas no ensino de Física, abordando duas questões: “Como os pesquisadores da área de Física têm definido o que são Metodologias Ativas?” e “Quais Metodologias Ativas e de que forma elas têm sido utilizadas em aulas de Física no Ensino Médio e no Superior?” A revisão teve como base pesquisa realizada na plataforma Capes, utilizando os descritores “Metodologias Ativas” e “Física”. Dos 421 artigos encontrados, 12 atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Os resultados indicaram variações nas definições de MAs e na aplicação de metodologias em aulas de Física. O estudo contribui para o mapeamento do cenário e para discussões sobre o uso dessas metodologias no contexto educacional.
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