CONTRIBUIÇÕES DO PET FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Antonio Victor Gomes Pinto Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Sobral
  • Francisco Jackson Albuquerque Coelho Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Sobral
  • Victória Régia Cavalcante de Vasconcelos IFCE
  • Jéssica Pereira Fernandes Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral.
  • João Marcelo Souza Cavalcante Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral
  • Francisco Alexandre Paiva Silva Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral
  • Maria Suzany Alcantara Lima Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral
  • Mikaelle Barboza Cardoso IFCE https://orcid.org/0000-0001-9465-917X
  • Diego Araújo Frota IFCE https://orcid.org/0000-0002-4381-1044

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35567

Palavras-chave:

PET Física, Ensino, Pesquisa, Extensão

Resumo

Em 2024, o PET Física do IFCE-Sobral desenvolveu atividades integrando ensino, pesquisa e extensão. Destacam-se a criação de mídias sociais, com um site, perfil no Instagram e canal no YouTube, ampliando a divulgação de suas ações e o acesso a recursos educacionais. Também foi realizado o projeto Física para o Enem, com a elaboração e distribuição de materiais didáticos para estudantes de escolas públicas. Além disso, os petianos desenvolveram atividades para mecânica básica e cálculo na graduação, utilizando o LaTeX. Essas iniciativas proporcionaram aos bolsistas experiências práticas, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e maior interação com a comunidade, reforçando o papel do PET na formação de profissionais críticos e comprometidos com o ensino de física contextualizado. O programa consolidou-se como um espaço de aprendizado colaborativo e de relevância na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Victor Gomes Pinto, Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Sobral

Graduando em Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Sobral.
Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) na área de Física Computacional, com
experiência em análise de dados.

Francisco Jackson Albuquerque Coelho, Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Sobral

Graduando em licenciatura em física pelo Instituto Federal de Ciência e tecnologia
do Ceará, Campus Sobral.

Victória Régia Cavalcante de Vasconcelos, IFCE

Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Sobral (2025).

Jéssica Pereira Fernandes, Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral.

Graduanda em Física pelo Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral.

João Marcelo Souza Cavalcante, Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral

Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral.

Francisco Alexandre Paiva Silva, Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral

Graduando em Física, pelo o IFCE Campus Sobral.

Maria Suzany Alcantara Lima, Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral

Graduanda em Física, pelo o IFCE Campus Sobral.

Mikaelle Barboza Cardoso, IFCE

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UECE e especialização em Ensino de Matemática. Cursou Mestrado Acadêmico em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores. Atuou no Laboratório de Matemática (IFCE/Cedro/Sobral) e no Laboratório de Informática (Seduc/Ce). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. Colaboradora do Laboratório de Matemática (IFCE/Canindé) e coordenadora do Projeto de Extensão Matemática em todas as telas. É membro do Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (IFCE - GPEMATE) e coordena o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES). Co-fundadora e Editora-Chefe da Revista Ensino de Debate (IFCE) e coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (IFCE/Canindé). Pesquisadora integrante da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Suas áreas de estudo são: Laboratório Maker, Ensino de Matemática, formação de professores, representações semióticas, Lesson study (Estudos de aula).

Diego Araújo Frota, IFCE

Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemia, simulação, crescimento, dinâmica e fractalidade.

Referências

BALAU-ROQUE, Marina Mercante. A EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2012.864951. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 3.385, de 29 de setembro de 2005. Dispõe sobre a regulamentação do Programa de Educação Tutorial – PET. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 30 set. 2005. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-3385-2005_193629.html. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL, Ministério da Educação. Programa de Educação Tutorial-PET: Manual de orientações básicas. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL, Ministério da Educação. Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial – SIGPET. 2013. Disponível em: http://sigpet.mec.gov.br/ . Acesso em: 10 fev. 2025.

COSTA, Lucas da Silva; BAQUIM, Cristiane Aparecida. O PAPEL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, ACADÊMICO E PESSOAL DE SEUS INTEGRANTES. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial, Três Lagoas/MS, v. 4, n. 4, p. 233-250, 2022. http://dx.doi.org/10.55028/repet-tl.v4i4.15825

DIAS, Ana Maria Iório; FREITAS, Ana Lúcia Ponte. Educação tutorial: do conhecimento teórico à experiência vivenciada por docentes e discentes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Brasília, DF: MEC, 2006.

ESPINDOLA, Willian Axl; DURANTE, Laíse da Silva; OLIVEIRA, Aline Farias de; SILVA, Celson Roberto Canto. Programa de Educação Tutorial nos Institutos Federais: um estudo do perfil e atuação de grupos PET. Revista Thema, [s. l.], v. 22, n. 3, p. 788-806, 2023. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v22.2023.788-806.3297

FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iório. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em biologia. Educação e Formação, [s. l.], v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUSMÃO, Marta Silva dos Santos; SANTOS, Yara Araújo dos; FROTA, Hidembergue Ordozgoith da. OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS COMO INSTRUMENTOS PARA REDUÇÃO DA EVASÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: o caso do pet/física ufam. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 1-24, 2023. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16482

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; PASCHOAL, Neila da Silva; SILVA, Maria Jeane Vieira da. O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas. Horizontes, [s. l.], v. 38, n. 1, 2020. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.830

OLIVEIRA, Cosmo Mauro de; BRITO, Daniel Azevedo de; SILVA, Silvina Pimentel. Programa de Educação Tutorial (PET – Educação): contribuições para a formação docente dos alunos do CECITEC-UECE. Educação e Formação, [s. l.], v. 7, 2022. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v7.e8500

PEIXOTO, Rafael; CINTRA, Vanessa de Paula; PAULIN, Juliana França Viol. Programa de Educação Tutorial e OBMEP na escola: influências na formação inicial de futuros professores de matemática. Ensino em Re-Vista, [s. l.], v. 29, 2022. http://dx.doi.org/10.14393/er-v29a2022-35

INSTAGRAM, Perfil do. PET FÍSICA (SOBRAL). 2025. Instagram: @petfisicaifce. Disponível em: https://www.instagram.com/petfisicaifce/. Acesso em: 10 fev. 2025.

YOUTUBE, Canal do. PET FÍSICA-IFCE SOBRAL. 2025. YouTube: @PETFÍSICA-IFCESOBRAL.

Disponível em www.youtube.com/@PETFÍSICA-IFCESobral. Acesso em: 10 fev.2025.

PET IFCE Sobral (2025). Extensão. Programa de Educação Tutorial - IFCE Sobral. Disponível em https://petifcesobral.github.io/extensao.html. Acesso em: 10 fev.2025.

PET IFCE Sobral (2025). Programa de Educação Tutorial - IFCE Sobral. Disponível em https://petifcesobral.github.io/index.html. Acesso em: 10 fev.2025.

QUARTIERI, Marli T. BORRAGINI, Eliana F. DICK. Ana P. Superação de dificuldades no início dos cursos de engenharia: introdução ao estudo de física e matemática. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 40., 2012, Belém-PA. Anais do XL COBENGE, Belém: ABENGE, 2012.

SILVA, Wender Antônio da; KALHIL, Josefina Barrera. Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 77–91, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/19155. Acesso em: 19 jun. 2025.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000. 256 p.

SOUZA, Ricardo Monteiro.; GOMES JÚNIOR, Samuel Rodrigues. Programa de Educação Tutorial: avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, [s. l.], v. 37, n. 1, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11173711577

THERRIEN, Jacques. Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa. In: SANTOS, F. K. S. dos. (Org.). Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa. v.1, Fortaleza: SEDUC, 2011. p. 50-68.

Downloads

Publicado

10-12-2025

Como Citar

GOMES PINTO, A. V.; ALBUQUERQUE COELHO, F. J.; VASCONCELOS, V. R. C. de; PEREIRA FERNANDES, J.; SOUZA CAVALCANTE, J. M.; PAIVA SILVA, F. A.; ALCANTARA LIMA, M. S.; CARDOSO, M. B.; FROTA, D. A. CONTRIBUIÇÕES DO PET FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35567. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35567. Acesso em: 12 dez. 2025.