CONTRIBUIÇÕES DO PET FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35567Palavras-chave:
PET Física, Ensino, Pesquisa, ExtensãoResumo
Em 2024, o PET Física do IFCE-Sobral desenvolveu atividades integrando ensino, pesquisa e extensão. Destacam-se a criação de mídias sociais, com um site, perfil no Instagram e canal no YouTube, ampliando a divulgação de suas ações e o acesso a recursos educacionais. Também foi realizado o projeto Física para o Enem, com a elaboração e distribuição de materiais didáticos para estudantes de escolas públicas. Além disso, os petianos desenvolveram atividades para mecânica básica e cálculo na graduação, utilizando o LaTeX. Essas iniciativas proporcionaram aos bolsistas experiências práticas, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e maior interação com a comunidade, reforçando o papel do PET na formação de profissionais críticos e comprometidos com o ensino de física contextualizado. O programa consolidou-se como um espaço de aprendizado colaborativo e de relevância na educação.
Downloads
Referências
BALAU-ROQUE, Marina Mercante. A EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2012.864951. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 3.385, de 29 de setembro de 2005. Dispõe sobre a regulamentação do Programa de Educação Tutorial – PET. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 30 set. 2005. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-3385-2005_193629.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa de Educação Tutorial-PET: Manual de orientações básicas. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL, Ministério da Educação. Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial – SIGPET. 2013. Disponível em: http://sigpet.mec.gov.br/ . Acesso em: 10 fev. 2025.
COSTA, Lucas da Silva; BAQUIM, Cristiane Aparecida. O PAPEL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, ACADÊMICO E PESSOAL DE SEUS INTEGRANTES. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial, Três Lagoas/MS, v. 4, n. 4, p. 233-250, 2022. http://dx.doi.org/10.55028/repet-tl.v4i4.15825
DIAS, Ana Maria Iório; FREITAS, Ana Lúcia Ponte. Educação tutorial: do conhecimento teórico à experiência vivenciada por docentes e discentes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Brasília, DF: MEC, 2006.
ESPINDOLA, Willian Axl; DURANTE, Laíse da Silva; OLIVEIRA, Aline Farias de; SILVA, Celson Roberto Canto. Programa de Educação Tutorial nos Institutos Federais: um estudo do perfil e atuação de grupos PET. Revista Thema, [s. l.], v. 22, n. 3, p. 788-806, 2023. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v22.2023.788-806.3297
FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iório. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em biologia. Educação e Formação, [s. l.], v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUSMÃO, Marta Silva dos Santos; SANTOS, Yara Araújo dos; FROTA, Hidembergue Ordozgoith da. OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS COMO INSTRUMENTOS PARA REDUÇÃO DA EVASÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: o caso do pet/física ufam. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 1-24, 2023. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16482
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; PASCHOAL, Neila da Silva; SILVA, Maria Jeane Vieira da. O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas. Horizontes, [s. l.], v. 38, n. 1, 2020. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.830
OLIVEIRA, Cosmo Mauro de; BRITO, Daniel Azevedo de; SILVA, Silvina Pimentel. Programa de Educação Tutorial (PET – Educação): contribuições para a formação docente dos alunos do CECITEC-UECE. Educação e Formação, [s. l.], v. 7, 2022. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v7.e8500
PEIXOTO, Rafael; CINTRA, Vanessa de Paula; PAULIN, Juliana França Viol. Programa de Educação Tutorial e OBMEP na escola: influências na formação inicial de futuros professores de matemática. Ensino em Re-Vista, [s. l.], v. 29, 2022. http://dx.doi.org/10.14393/er-v29a2022-35
INSTAGRAM, Perfil do. PET FÍSICA (SOBRAL). 2025. Instagram: @petfisicaifce. Disponível em: https://www.instagram.com/petfisicaifce/. Acesso em: 10 fev. 2025.
YOUTUBE, Canal do. PET FÍSICA-IFCE SOBRAL. 2025. YouTube: @PETFÍSICA-IFCESOBRAL.
Disponível em www.youtube.com/@PETFÍSICA-IFCESobral. Acesso em: 10 fev.2025.
PET IFCE Sobral (2025). Extensão. Programa de Educação Tutorial - IFCE Sobral. Disponível em https://petifcesobral.github.io/extensao.html. Acesso em: 10 fev.2025.
PET IFCE Sobral (2025). Programa de Educação Tutorial - IFCE Sobral. Disponível em https://petifcesobral.github.io/index.html. Acesso em: 10 fev.2025.
QUARTIERI, Marli T. BORRAGINI, Eliana F. DICK. Ana P. Superação de dificuldades no início dos cursos de engenharia: introdução ao estudo de física e matemática. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 40., 2012, Belém-PA. Anais do XL COBENGE, Belém: ABENGE, 2012.
SILVA, Wender Antônio da; KALHIL, Josefina Barrera. Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 77–91, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/19155. Acesso em: 19 jun. 2025.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000. 256 p.
SOUZA, Ricardo Monteiro.; GOMES JÚNIOR, Samuel Rodrigues. Programa de Educação Tutorial: avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, [s. l.], v. 37, n. 1, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11173711577
THERRIEN, Jacques. Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa. In: SANTOS, F. K. S. dos. (Org.). Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa. v.1, Fortaleza: SEDUC, 2011. p. 50-68.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Victor Gomes Pinto, Francisco Jackson Albuquerque Coelho, Victória Régia Cavalcante de Vasconcelos, Jéssica Pereira Fernandes, João Marcelo Souza Cavalcante, Francisco Alexandre Paiva Silva, Maria Suzany Alcantara Lima, Mikaelle Barboza Cardoso, Diego Araújo Frota

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.






