APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ELETRODINÂMICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE UM CIRCUITO FOTOCONDUTOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35906Palavras-chave:
Análise de circuitos; Educação científica; Ensino de física.Resumo
Este artigo, tem por objetivo apresentar os resultados de uma proposta de ensino da Eletrodinâmica aplicada no Ensino Médio a partir da idealização e implementação de uma Sequência Didática (SD) com os 29 estudantes do 3॰ ano A de uma escola estadual pertencente ao programa alagoano de ensino integral (pALei), junto à disciplina Laboratório de Práticas Experimentais (LPE), localizada na cidade de Arapiraca, Alagoas. Paralelamente à aplicação da SD, foram construídos pelos estudantes, circuitos fotocondutivos com o objetivo de integralizar os conteúdos contemplados. Ao final da pesquisa, observou-se que o estudo da Eletrodinâmica no Ensino Médio ganha significado científico e extensão prática, quando ministrado paralelamente à realização de atividades instigadoras, em que a montagem de circuitos e a manipulação de instrumentos e ferramentas de bancada, próprias da eletrônica, motivam a experienciação do conhecimento em sua forma substantiva, permitindo maior engajamento e a compreensão de fenômenos elétricos abstratos.
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