APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ELETRODINÂMICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE UM CIRCUITO FOTOCONDUTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35906
Agências de fomento
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS - FAPEAL

Palavras-chave:

Análise de circuitos; Educação científica; Ensino de física.

Resumo

Este artigo, tem por objetivo apresentar os resultados de uma proposta de ensino da Eletrodinâmica aplicada no Ensino Médio a partir da idealização e implementação de uma Sequência Didática (SD) com os 29 estudantes do 3॰ ano A de uma escola estadual pertencente ao programa alagoano de ensino integral (pALei), junto à disciplina Laboratório de Práticas Experimentais (LPE), localizada na cidade de Arapiraca, Alagoas. Paralelamente à aplicação da SD, foram construídos pelos estudantes, circuitos fotocondutivos com o objetivo de integralizar os conteúdos contemplados. Ao final da pesquisa, observou-se que o estudo da Eletrodinâmica no Ensino Médio ganha significado científico e extensão prática, quando ministrado paralelamente à realização de atividades instigadoras, em que a montagem de circuitos e a manipulação de instrumentos e ferramentas de bancada, próprias da eletrônica, motivam a experienciação do conhecimento em sua forma substantiva, permitindo maior engajamento e a compreensão de fenômenos elétricos abstratos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

Referências

ALAGOAS. Governo do Estado de Alagoas. Laboratórios do - pALei - Ensino Médio. 2025. Disponível em: https://www.canva.com/design/DAGc17BvMX0/vRTFzSf0b418v7nFxUFwfg/view?utm_content=DAGc17BvMX0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=uniquelinks&utlId=hc0b65e5e73. Acesso em: 29 jul. 2025.

BERTO, J. A.; LORENZETTI, L. O desenvolvimento da educação CTS com o tema energia elétrica nos livros didáticos de Física do ensino médio: possibilidades e desafios. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 9, n. 29, p. 288-305, 2023. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4317. Acesso em: 27 jul. 2025.

CID, A. S.; PIZZI, M.; LACERDA, T. C.; DE OLIVEIRA, E. T. Proposta de Sequência Didática para Hidrostática: Aprendizagem Ativa em Destaque no Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 422–445, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/73263. Acesso em: 13 out. 2025.

IBRAHIM, H. C. A política industrial na Coreia do Sul e no Brasil durante o paradigma tecnológico da microeletrônica. Revista Cadernos de Campo, Araraquara, v. 12, n. 27, p. 83-114, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/13135. Acesso em: 27 jul. 2025.

MONTEIRO, J. C.; CASTILHO, W. S.; SOUZA, W. A. de. Sequência didática como construmento de promoção da aprendizagem signifiatova. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 9, n. 01, p. 292-305, 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1277. Acesso em: 13 out. 2025.

QUIROGA, F. L.; BESSA, R. de. A educação em tempos de smartphones e redes sociais: por uma crítica permanente no enfrentamento da dessubjetivação e monitoramento. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. Belo Horizonte, v. 17, n. 01, p. 1-11, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/D7ZDsHqWJyMYNs3HVKfqrDN/. Acesso em: 25 jul. 2025.

RODRIGUES, J. J. V.; OLIVEIRA, E. C.; GUERRA, C. A abordagem ciência-tecnologia-sociedade no ensino da física com enfoque na energia: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 50, n. 02, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Y6Dq4K9mCYFQXsdk3QpQd5G/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2025.

SIQUEIRA, K. S. de. Linguagem e tecnologias digitais no ensino da física como elementos facilitadores da aprendizagem. Revista Processando o Saber, Praia Grande, v. 15, n. 01, p. 75-97, 2023a. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/297. Acesso em: 25 jul. 2025.

SIQUEIRA, K. S. de. Física dos materiais semicondutores no ensino médio: possibilidades e desafios. Revista Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 8, n. 02, p. 1125–1142, 2023b. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2529. Acesso em: 27 jul. 2025.

SIQUEIRA, K. S. de. Construção de um circuito de medição transistorizado para o ensino da física dos semicondutores no ensino médio. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/2656. Acesso em: 27 jul. 2025.

SIQUEIRA, K. S. de. Desafios no ensino da Eletrodinâmica no Ensino Médio. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, n. 01, p. 1-22, 2025. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1747. Acesso em: 27 jul. 2025.

TONIDANDEL, D. A.V.; ARAÚJO, A. E. A. de; BOAVENTURA, W. do C. História da Eletricidade e do Magnetismo: da Antiguidade à Idade Média. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 40, n. 04, p. 1-8, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/fQ4Ck9MFSK5gHxKnQJy7T3x/. Acesso em: 27 jul. 2025.

Downloads

Publicado

10-12-2025

Como Citar

SALDANHA DE SIQUEIRA, K. APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ELETRODINÂMICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE UM CIRCUITO FOTOCONDUTOR. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35906. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35906. Acesso em: 12 dez. 2025.