The Educational Development Program – PDE
research published in EPREM editions
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30919Keywords:
Mathematics Education, PDEAbstract
The Educational Development Program - PDE, is a continuing education program that is intended for teachers of basic education in the State of Paraná. In order to obtain information about research produced regarding this program and recognizing the importance of the Paranaense Meeting of Mathematics Education - EPREM for teachers and researchers in the state and other regions, this article presents the result of a survey of the studies about PDE, published in the annals of EPREM between 2007 and 2019. A history of EPREM is presented, contemplating the 15 editions carried out and a description of the research found in its annals, being discussed the characteristics of the implementation of this program, as well as its perspectives, in addition to the expectations on the part of the course teachers. It can be inferred from the data analyzed that there was a lack of incentive to the program, especially in some specific periods.
Downloads
References
ALMEIDA, J. A. M. Política pública de Formação continuada do Professor: o PDE no Paraná; implicações no trabalho docente. 1.ed. Curitiba: Appris, 2020.
BEZERRA, H. G. O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) enquanto formação na docência em Geografia na Universidade Estadual de Londrina. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
DINIZ, C. S.; KLOCK, M. C. L. Uma experiência com grupo de trabalho em rede - GTR na formação de professores de Matemática. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PONTA GROSSA EPREM, 12. 2015, Ponta Grossa. Anais do XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática. Ponta Grossa: EPREM, 2015. p.96-96. Disponível em: <http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxiii/caderno.html>. Acesso em: 6 ago. 2022.
GARCIA, T.M.R.; SILVA, M.C.N.; TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M.C.C.T. O Programa de desenvolvimento educacional (PDE) - Paraná: Uma possibilidade de articulação entre teoria e prática na formação continuada de professores. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11. 2011, Apucarana. Tema: Educação Matemática conhecimento cultura e humanismo. Apucarana: EPREM, 2011. p. 34-34.
HOCHULI, E. B. PDE: Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, 2011. 46 f. Monografia (Especialização em Políticas e Gestão da Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
PARANÁ. Documento Síntese do PDE. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2010.
PARANÁ. Documento Síntese do PDE. Curitiba: Secretaria da Educação do Paraná, 2016. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/2016/documento_sintese_pde_2016.pdf>. Acesso em: 6 abr. 2013.
PROENÇA, M. C. de. O ensino por meio da resolução de problemas: conhecimentos e perspectivas de professores de matemática do PDE. In: XII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EPREM, 12. 2014, Campo Mourão. Anais do XII Encontro Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão: EPREM, 2014. p. 1-15. Disponível em: < <http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/index.htm>. Acesso em: 29 jul. 2022.
RHEA,V. C.; TRIVIZOLI, L. M. Identificação de produções do PDE envolvendo a história da matemática. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EPREM, 14. 2017, Cascavel. Anais do XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática. Cascavel: EPREM, 2017. p. 1-11. Disponível em < http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/schedConf/presentations>. Acesso em: 4 ago.2022.
RHEA, V. C. O Uso da história da matemática nas produções do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática), Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. A formação de professores sob o olhar de professores egressos do Programa de desenvolvimento educacional – PDE/PARANÁ. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EPREM, 13. 2015, Ponta Grossa. Anais do XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática. Ponta Grossa: EPREM, 2015. p. 54-54. Disponível em: <http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxiii/index.html>. Acesso em: 4 ago. 2022.
V EPREM - Anais Impressos do V EPREM, nº.1, 1999, Curitiba. Anais do V EPREM. Curitiba: 1999.
VI EPREM - Anais Impressos do VI EPREM, nº.1, 2000, Londrina. Anais do VI EPREM. Londrina: 2000.
VII EPREM. Anais do VII EPREM. Disponível no site: http://www.sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremvii/2_palestras.html. Acesso em: 10 jul. 2022.
XI EPREM. Anais do XI EPREM. Disponível no site: http://sbemparana.com.br/site/eprem.php. Acesso em: 10 jul. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Geralda de Fátima Neri Santana, você, você, você, você

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.