Compreensões demonstradas por estudantes do ensino fundamental ao levantarem hipóteses, analisarem dados reais e tomarem decisões
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.2.20141Palavras-chave:
Concepções estudantis, probabilidade, distribuição, univariada, bivariadaResumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as compreensões demonstradas por estudantes do Ensino Fundamental (5º e 7º anos), diante de distribuições univariadas e bivariadas ao levantarem hipóteses, analisarem dados e tirarem conclusões a partir da análise. Para isso, os estudantes responderam quatro atividades. Verificou-se que a maioria dos estudantes levantou hipóteses. Esse resultado é muito importante, uma vez que essa fase de uma pesquisa é fundamental. Quanto à interpretação dos dados e à confrontação entre hipóteses e dados reais, observou-se uma atitude importante dos estudantes, uma vez que os mesmos realizaram uma reanálise dos dados reais ao precisarem confrontá-los. Entretanto, na situação que envolvia a relação entre duas variáveis (distribuição bivariada) foi difícil para os estudantes de ambos os anos. Avaliação de conclusões a partir dos dados mostrou-se difícil para a maioria dos estudantes, mas não impossível. O uso de linguagem probabilística gerou dificuldades para ambos os grupos de estudantes, apesar da mesma ser necessária nas situações de incerteza. Acredita-se que intervenções pedagógicas voltadas para análise e reanálise dos dados contribuam para avanços nas compreensões dessas habilidades.
Palavras-chave: Concepções estudantis; Probabilidade; Distribuição; Univariada; Bivariada.
Comprehensions demonstrated by students of fundamental education in lifting hypotheses, analyzing real data and making decisions
Abstract: The purpose of this study was to analyze the understandings shown by elementary school students (5 th and 7 th years), in the face of univariate and bivariate distributions by raising hypotheses, analyzing data and drawing conclusions from the analysis. For this, the students answered four activities. It turned out that most of the students raised hypotheses. This result is very important, since this phase of a research is fundamental. As for the interpretation of the data and the confrontation between hypotheses and real data, an important attitude of the students was observed, since they realized a reanalysis of the real data when they need to confront them. However, in the situation involving the relationship between two variables (bivariate distribution) was difficult for students of both years. Evaluation of conclusions from the data proved difficult for most students, but not impossible. The use of probabilistic language generated difficulties for both groups of students, although it is necessary in situations of uncertainty. It is believed that pedagogical interventions aimed at analyzing and reanalyzing the data contribute to advances in the understanding of these skills.
Keywords: Student conceptions; Probability; Distribution; Univariate; Bivariate.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Terceira versão da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf> Acesso em 09 de maio de 2017.
BRESLOW, N. E. Discussion: Statistical Thinking in Practice. In: WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, s.l., v. 67, n. 3, p. 223-265, 1999. Disponível em: <http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/isr/99. Wild. Pfannkuch.pdf>. Acesso em: 09 de maio de 2017.
CAMPOS, C. R; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (ColeçãoTendências em Educação Matemática).
ENGLISH, L. D. Establishing statistical foundations early: data modeling with young learners. Proceedings of the Ninth International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9), Flagstaff, Arizona, USA. Voorburg, The Netherlands: International Statistical Institute, 2014.
EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G. L. Tables in textbooks for elementary school grades. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MATHEMATICS TEXBOOK RESEARCH AND DEVELOPMENT -ICMT, 2. 2017. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, maio de 2017.
GAL, I. Adults Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, s.l., v.70, n.1, p. 1-25, 2002.
GARFIELD, J.; BEN-ZVI, D. Learning to reason about data. In: GARFIELD, J.; BEN-ZVI, D. (Org). Developing Students’ Statistical Reasoning: Connecting Research and Teaching Practice. Springer, 2008. p. 1-31.
GUIMARÃES, G. L.; GITIRANA, V. Estatística no Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. In: BORBA, R. E.; MONTEIRO, C. E. (Org). Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática. UFPE, 2013, p. 93-132.
HENRIQUES, A.; OLIVEIRA, H. Students’ informal inference when exploring a statistical investigation. In: CONGRESS OF EUROPEAN RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 9. 2015.Praga. Anais …Praga. República Tcheca, 2015.
MAKAR, K. Predict! Teaching statistics using informal statistical inference. Australian Mathematics Teacher, Adelaide, SA, Austrália, v. 69, n. 4, p. 34, 2013.
MCPHEE, D.; MAKAR, K. Exposing young children to activities that develop emergent inferential practices in statistics. Proceedings of the Ninth International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9), Flagstaff, Arizona, USA. Voorburg, The Netherlands: International Statistical Institute. 2014.
NICKERSON, Raymond S. Confirmation Bias: A Ubiquitous Phenomenon in Many Guises. Review of General Psychology, s. l., v. 2, 1998, p. 175-220. Disponívelem: <http://pages.ucsd.edu/~mckenzie/nickersonConfirmationBias.pdf>. Acesso em: 09 de maio de 2017.
NUNES, T.; BRYANT, P. 2011. Understanding risk and uncertainty: The importance of correlations. Em Teia, Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, s.l., v. 2, n. 2, 2011.
SILVA, E. M. C. Como são propostas pesquisas em livros didáticos de ciências e matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. n.f. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, CE. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2013.
SILVA, R. de C. B. da. É a moeda que diz, não é a gente que quer não: conhecimentos probabilísticos de crianças em situações de jogos. n.f. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, CE. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2016.
SOARES, M. A.; NEHRING, C. M. Proporcionalidade: uma análise de livros didáticos do ensino fundamental. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 6. 2013. Canoas. Anais ... Canoas-RS. ULBRA, outubro de 2013.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
WATSON, J. Foundations for improving statistical literacy. Statistical Journal of the IAOS, s. l., v. 27, p.197-204, jan. 2011.
WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, s. l., v. 67, n. 3, p. 223-265, 1999. Disponível em: <http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/isr/99.Wild.Pfannkuch.pdf>. Acesso em: 09 de maio de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.