Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física
uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações
Palavras-chave:
Educação no campo, Ensino de Ciências, Formação docenteResumo
A Educação do Campo é um paradigma construído para atender os interesses dos trabalhadores do campo, com desdobramentos nas diversas áreas do conhecimento escolar, dentre elas, a Física. Contém princípios pedagógicos que consideram o papel da escola na emancipação e na valorização dos diferentes saberes, vinculado à realidade dos sujeitos do campo. Eles também contemplam os diferentes espaços e tempos de formação, o desenvolvimento sustentável e a articulação com os sistemas de ensino. O objetivo deste trabalho é discutir como são inseridos os princípios da Educação do Campo na produção acadêmica em teses e dissertações que tratam do ensino de Física no contexto campesino. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, referente ao período de 1998 a 2022, resultando em sete trabalhos para análise. A presença dos princípios pedagógicos da Educação do Campo na produção analisada é tímida e indireta, já que os autores não fizeram menção explícita a eles. Dois princípios não foram encontrados em nenhum dos trabalhos elencados: o terceiro, sobre os espaços e tempos de formação dos sujeitos da aprendizagem; e o quinto, da educação como estratégia para o desenvolvimento sustentável.
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