Modelagem Matemática na Educação Básica
um estudo a partir dos produtos educacionais da região Sul do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31025Mots-clés :
Produtos Educacionais; Modelagem Matemática; Educação Básica; Área de Ensino.Résumé
Este artigo aborda uma revisão de literatura referente os produtos educacionais desenvolvidos para a Educação Básica cujo foco incide nos usos da Modelagem Matemática. Os produtos educacionais foram selecionados em um intervalo de cinco anos e são resultantes de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado profissionais da área de Ensino, localizados na região sul do Brasil. Guiados pela questão de pesquisa: Como as atividades de Modelagem Matemática são tratadas nos produtos educacionais sobre Modelagem Matemática nos programas da região Sul do Brasil voltadas para a Educação Básica? Seguimos os pressupostos metodológicos da Revisão Sistemática de Literatura para coleta e análise de dados. Nos resultados destacamos os diversos usos da Modelagem Matemática na Educação Básica e articulações com diferentes concepções teóricas, em que sintetizamos o modo como as atividades de modelagem matemática são abordadas em produtos educacionais com orientações para as diferentes etapas de escolaridade: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
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(c) Tous droits réservés Geovani Nunes Aguiar, Thiago Bezerra Figueiredo, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa 2023

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