Aspectos da natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas

Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires

Resumo


Resumo: A literatura aponta que as controvérsias sociocientíficas (CSC) podem ser utilizadas para facilitar a compreensão da natureza da ciência (NDC). Com base nesta premissa, o objetivo desta investigação é analisar se a NDC é contemplada e, quando presente, quais aspectos desta são mais abordados nas pesquisas que versam sobre as CSC. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento. Os dados foram constituídos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e interpretados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a NDC é pouco contemplada em trabalhos sobre CSC. Entretanto, mesmo quando a NDC não faz parte do objetivo central das atividades envolvendo CSC, aspectos da ciência aparecem nas discussões, dentre eles, o mais comum é a influência de fatores externos na ciência. Tendo em vista estes resultados, argumentamos que o potencial das CSC para a compreensão da NDC precisa ser mais explorado.

Palavras-chave: Questões Sociocientíficas; Epistemologia da Ciência; Educação Científica.

 

Aspects of the nature of science in research on socioscientific issues

Abstract: The literature indicates that socioscientific issues (SSI) can facilitate the understanding of the nature of science (NOS). Based on that, the objective of this investigation is to analyze whether NOS is contemplated and, when present, which aspects of it are most addressed in the research that deals with SSI. For this end, a qualitative research of the state of knowledge type was carried out. The data was constituted in the CAPES Theses and Dissertations Catalog and interpreted through the Discursive Textual Analysis. The results indicated that the NOS is little considered in works on SSI. However, even when NOS is not part of the central objective of activities involving SSI, aspects of science appear in the discussions, among them, the most common is the influence of external factors in science. In view of these results, we argue that the potential of SSI for understanding NOS needs to be further explored.

Keywords: Socioscientific Issues; Epistemology of Science; Science Education.

 


Palavras-chave


Questões Sociocientíficas; Natureza da Ciência; Educação Científica

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DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.26261

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