Aspectos da natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.26261
Agências de fomento
Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas, Natureza da Ciência, Educação Científica

Resumo

Resumo: A literatura aponta que as controvérsias sociocientíficas (CSC) podem ser utilizadas para facilitar a compreensão da natureza da ciência (NDC). Com base nesta premissa, o objetivo desta investigação é analisar se a NDC é contemplada e, quando presente, quais aspectos desta são mais abordados nas pesquisas que versam sobre as CSC. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento. Os dados foram constituídos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e interpretados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a NDC é pouco contemplada em trabalhos sobre CSC. Entretanto, mesmo quando a NDC não faz parte do objetivo central das atividades envolvendo CSC, aspectos da ciência aparecem nas discussões, dentre eles, o mais comum é a influência de fatores externos na ciência. Tendo em vista estes resultados, argumentamos que o potencial das CSC para a compreensão da NDC precisa ser mais explorado.

Palavras-chave: Questões Sociocientíficas; Epistemologia da Ciência; Educação Científica.

 

Aspects of the nature of science in research on socioscientific issues

Abstract: The literature indicates that socioscientific issues (SSI) can facilitate the understanding of the nature of science (NOS). Based on that, the objective of this investigation is to analyze whether NOS is contemplated and, when present, which aspects of it are most addressed in the research that deals with SSI. For this end, a qualitative research of the state of knowledge type was carried out. The data was constituted in the CAPES Theses and Dissertations Catalog and interpreted through the Discursive Textual Analysis. The results indicated that the NOS is little considered in works on SSI. However, even when NOS is not part of the central objective of activities involving SSI, aspects of science appear in the discussions, among them, the most common is the influence of external factors in science. In view of these results, we argue that the potential of SSI for understanding NOS needs to be further explored.

Keywords: Socioscientific Issues; Epistemology of Science; Science Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Krupczak, Universidade Federal do Paraná

Licenciada e bacharela em Química pela UFPR. Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica pela UFSC. Professora do Departamento de Química da UFPR.

Referências

ABD-EL-KHALICK, F.; BELL, R. L.; LERDERMAN, N. G. The nature of science and instructional practice: making the unnatural natural. Science Education, Tallahassee, v. 82, n. 4, p. 417-436, 1998.

ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers' conceptions of nature of science: A critical review of the literature. International Journal of Science Education, London, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.

ALCANTARA, M. C.; BRAGA, M. Natureza da Ciência: um estudo das influências teóricas em trabalhos publicados em periódicos brasileiros. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, n. Extra, p. 3643-3648, 2017.

FARIA, C.; FREIRE, S.; GALVÃO, C.; REIS, P.; FIGUEIREDO, O. "Como trabalham os cientistas?": potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência nas aulas de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 1-22, 2014.

FERNANDES, G. W.; RODRIGUES, A. M.; FERREIRA, C. A. R. Elaboração e validação de um instrumento de análise sobre o papel do cientista e a natureza da ciência e da tecnologia. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 256-290, 2018.

FLECK, L. Genesis and development of a scientific fact. 1. ed. Chicago; London: University of Chicago Press, 1981.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D. M.;

NUNES-NETO, N. (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 27-57.

HURD, P. D. Scientific literacy: New minds for a changing world. Science Education, Tallahassee, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998.

IRZIK, G.; NOLA, R. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science & Education, Dordrecht, v. 20, n. 7-8, p. 591-607, 2011.

KARISAN, D.; ZEIDLER, D. L. Contextualization of nature of science within the socioscientific issues framework: A review of research. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, Ancara, v. 5, n. 2, p. 139-152, 2017.

KRUPCZAK, C. Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas: o estado do conhecimento no contexto brasileiro. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Natureza da ciência: o que os pesquisadores brasileiros discutem?. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Manaus, v. 14, n. 32, p. 19-32, 2018.

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Controvérsias sociocientíficas: uma análise da produção acadêmica brasileira. Vidya, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 277-290, 2019.

LEDERMAN, N. G. Students' and teachers' conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, Chapel Hill, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.

LEDERMAN, N. G.; ANTINK, A.; BARTOS, S. Nature of science, scientific inquiry, and socio-scientific issues arising from genetics: A pathway to developing a scientifically literate citizenry. Science & Education, Dordrecht, v. 23, n. 2, p. 285-302, 2014.

MATTHEWS, M. R. Changing the focus: from nature of science to features of science. In: KHINE, M. S. (Ed.). Advances in Nature of Science Research. 1. ed. Dordrecht: Springer, 2012. p. 3-26.

MCCOMAS, W. F.; CLOUGH, M. P.; ALMAZROA, H. The role and character of the nature of science in science education. In: MCCOMAS, W. F. (Ed.). The Nature of Science in Science Education: rationales and strategies. 1. ed. New York: Kluwer Academic Publishers, 1998, p. 3-40.

MENDONÇA, P. C. C. De que Conhecimento sobre Natureza da Ciência Estamos Falando?. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. 1-16, 2020.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

MUNDIM, J. V.; SANTOS, W. L. P. D. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012.

OKI, M. D. C. M.; MORADILLO, E. F. D. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.

PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir?: percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da Terra e da vida. 2004. 488 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SADLER, T. D.; ZEIDLER, D. L. The morality of socioscientific issues: Construal and resolution of genetic engineering dilemmas. Science Education, Tallahassee, v. 88, n. 1, p. 4-27, 2004.

SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. Concepções sobre a natureza da ciência num curso de ciências biológicas: imagens que dificultam a educação científica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 157-181, 2007.

SILVA, E. C. C.; AIRES, J. A. Análise das visões sobre a natureza da ciência em produções científicas que se reportam a livros didáticos. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 141-160, 2014.

ZEIDLER, D. L.; NICHOLS, B. H. Socioscientific issues: Theory and practice. Journal of Elementary Science Education, Berna, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Aspectos da natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 597–622, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.26261. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26261. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa