A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA SOCIAL: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Monique da Silva
  • Valeska Fortes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13750

Palavras-chave:

Imaginário social, Instituição imaginária social, Educação brasileira contemporânea.

Resumo

Este artigo apresenta a teoria do Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982) articulada com dois filmes que retratam a educação brasileira no século XXI, suas potencialidades e precariedades. Neste contexto refletimos sobre os desafios da educação na contemporaneidade e a abertura trazida pelo artigo 15º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (BRASIL, 1996) que permite as escolas autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira. Escolhemos os documentários Carregadoras de Sonhos (FIUZA, 2009) e Quando sinto que já sei (SAGRADO, 2014) com o intuito de dialogar com o leitor a fim de propor que vejamos a educação como uma instituição imaginária social criada por nós, sujeitos originalmente capazes de instituir suas formas de ser e estar no mundo.

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Publicado

30-05-2016

Como Citar

SILVA, M. da; OLIVEIRA, V. F. de. A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA SOCIAL: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i21.13750. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13750. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Contemporaneidade