A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA SOCIAL: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13750Parole chiave:
Imaginário social, Instituição imaginária social, Educação brasileira contemporânea.Abstract
Este artigo apresenta a teoria do Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982) articulada com dois filmes que retratam a educação brasileira no século XXI, suas potencialidades e precariedades. Neste contexto refletimos sobre os desafios da educação na contemporaneidade e a abertura trazida pelo artigo 15º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (BRASIL, 1996) que permite as escolas autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira. Escolhemos os documentários Carregadoras de Sonhos (FIUZA, 2009) e Quando sinto que já sei (SAGRADO, 2014) com o intuito de dialogar com o leitor a fim de propor que vejamos a educação como uma instituição imaginária social criada por nós, sujeitos originalmente capazes de instituir suas formas de ser e estar no mundo.
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