LA CULTURA Y USOS DE OBJETOS EN LAS ESCUELAS AISLADOS - NOVO HAMBURGO/ RS (1940-1952)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13357
Agencias de apoyo
CAPES-PROEX
Palabras clave:
Memórias. Cultura escolar. Artefatos culturais. Escolas isoladas.Resumen
Estudio examina cómo los profesores y estudiantes de las escuelas aisladas municipales rurales de Lomba Grande, en la ciudad de Novo Hamburgo, se han apropiado de ciertos artefactos culturales como materiales, objetos y utensilios. Lomba Grande se encuentra a 40 kilómetros de la capital de Rio Grande do Sul y fue colonizada principalmente por inmigrantes alemanes. El marco teórico se sustenta en Historia de la Cultura y de la metodología utilizada es la historia oral de mantenerse a sí mismos, especialmente en Halbwachs (2006). Con el análisis se puede observar que los estudiantes diseñados y construidos referencias únicas para el uso de ciertos materiales de la cultura escolar. Objetos como mochilero, este lugar se asoció con la expresión regionalizado "cartapacio", que consistía en una bolsa de tela para llevar los libros a cuestas. Con el tiempo y el espacio analizado se desarrolló una cultura escolar único, basado en diferentes usos de ciertos objetos y créditos específicos asociados, en cierta medida, las características regionales.Descargas
Publicado
01-02-2017
Cómo citar
SOUZA, J. E.; GRAZZIOTIN, L. S. S. LA CULTURA Y USOS DE OBJETOS EN LAS ESCUELAS AISLADOS - NOVO HAMBURGO/ RS (1940-1952). Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2017. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13357. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13357. Acesso em: 30 jun. 2024.
Número
Sección
DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.