A CULTURA ESCOLAR E OS USOS DOS OBJETOS NAS ESCOLAS ISOLADAS DE NOVO HAMBURGO/RS (1940-1952)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13357Palavras-chave:
Memórias. Cultura escolar. Artefatos culturais. Escolas isoladas.Resumo
Estudo analisa o modo como professores e alunos de escolas isoladas municipais rurais de Lomba Grande, município de Novo Hamburgo, se apropriaram de determinados artefatos culturais tais como: materiais, objetos e utensílios. Lomba Grande está situada 40 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul e foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães. O referencial teórico sustenta-se na História Cultural e a metodologia utilizada é a da História Oral apoiando-se, sobretudo, em Halbwachs (2006). Com a análise percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências singulares para o uso de determinados materiais da cultura escolar. Objetos como a mochila, neste lugar, associou-se a expressão regionalizada, “Cartapácio”, que consistia em uma bolsa de pano para levar livros a tiracolo. No tempo e espaço analisados desenvolveu-se uma cultura escolar singular, apoiada em usos distintos de determinados objetos e apropriações específicas associadas, em alguma medida, as características regionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.