A CULTURA ESCOLAR E OS USOS DOS OBJETOS NAS ESCOLAS ISOLADAS DE NOVO HAMBURGO/RS (1940-1952)
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13357Mots-clés :
Memórias. Cultura escolar. Artefatos culturais. Escolas isoladas.Résumé
Estudo analisa o modo como professores e alunos de escolas isoladas municipais rurais de Lomba Grande, município de Novo Hamburgo, se apropriaram de determinados artefatos culturais tais como: materiais, objetos e utensílios. Lomba Grande está situada 40 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul e foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães. O referencial teórico sustenta-se na História Cultural e a metodologia utilizada é a da História Oral apoiando-se, sobretudo, em Halbwachs (2006). Com a análise percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências singulares para o uso de determinados materiais da cultura escolar. Objetos como a mochila, neste lugar, associou-se a expressão regionalizada, “Cartapácio”, que consistia em uma bolsa de pano para levar livros a tiracolo. No tempo e espaço analisados desenvolveu-se uma cultura escolar singular, apoiada em usos distintos de determinados objetos e apropriações específicas associadas, em alguma medida, as características regionais.
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