CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO NA UNEMAT – CAMPUS JUARA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.13029Mots-clés :
Formação de Professores, Identidade Docente, PIBIDRésumé
O presente trabalho visou compreender como um grupo de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT vêm constituindo suas identidades com a profissão docente. O estudo baseia-se nos pressupostos do método narrativo com foco nas histórias de vida e narrativas autobiográficas escritas em memorial reflexivo. O conjunto de dados aponta que parte dos bolsistas pesquisados que fazem Pedagogia, ingressou no Curso por falta de opção, porém, a partir das experiências e contato com a escola, muitos deles descobriram que estão na profissão certa: ser professor; já outros se encontram em conflito de identidade, possuem dúvidas quanto seguir ou não a carreira docente.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.