INTERAÇÃO, INTERATIVIDADE E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10071Ключові слова:
Mediação pedagógica, Interação/interatividade, pesquisa bibliográfica.Анотація
A proposta deste ensaio foca numa revisão de trabalhos baseada na coleta de aporte teórico sobre a influência da interação e tecnomídias no processo de mediação professoral. A investigação identificou um grupo de 72 de artigos que pesquisaram os processos de mediação, educação e formação docente, uso de TIC na formação, estratégias de ação educativa, associando-os à apreensão de conhecimento para favorecer novos caminhos e olhares sobre a formação de professores. Tendo em vistas ampliar o campo de busca dos materiais a serem pesquisados fora realizada uma seleção de artigos para formar uma base de dados com o gerenciador de referências Isis web knowledge. Usou-se um filtro específico para pesquisas entre os anos de 2005 a 2014 considerando os idiomas: inglês, português e espanhol. Os domínios de pesquisa centraram-se nas áreas de Ciências Sociais e Tecnologia. A área de pesquisa focada abrangeu Education Educacional research e Information sciences library scince. Esta investigação apresentou um caráter exploratório, abordando pesquisas qualitativas. A metodologia escolhida baseou-se na revisão bibliográfica de artigos disseminados nas principais revistas associadas à Pesquisa em Educação, divulgação e ensino. Esta pesquisa caracterizada como secundária por Marconi e Lakatos (2011) permitiu maturações e ponderações de posse do conjunto de dados catalogados. Visava uma reflexão sobre os processos de investigação, delimitação de estudos, estratégias de análise de dados e a construção de um projeto de pesquisa na área de Didática de Ciências para agrupar informações esperando que estas fornecessem e fundamentassem uma investigação prévia ao desenvolvimento de uma Tese doutoral.
Palavras-chave: Mediação pedagógica; Interação/interatividade; pesquisa bibliográfica.
Downloads
Опубліковано
Як цитувати
Номер
Розділ
Ліцензія
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.