O problema dos ponderadores no ensino da estatística

Autores

  • Valéria Guimarães Moreira CEFET-MG
  • Guilherme Guimarães Moreira IBGE

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22605

Palavras-chave:

Educação Estatística, Educação Básica, Ponderadores

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta uma proposta para o ensino das quantidades estatísticas com o uso de ponderadores de forma mais enfática na Educação Básica, baseando-se nas experiências docentes e profissionais dos autores. Observamos que, geralmente, é despendido muito tempo no ensino da estatística com estimadores pontuais como a média, entre outras, porém sem o uso de pesos amostrais. Isto acarreta uma dificuldade no aluno nos anos finais do ensino médio e, ou, no ensino superior ou em ambientes de trabalho mais tarde, a trabalharem com ponderadores. Porém, no trabalho da Estatística no mundo real é imprescindível o uso destes. Palavras - chave: Educação Estatística; Educação Básica; Ponderadores. The problem of weights in teaching statistics Abstract: This paper presents a proposal for high school filling with the use of more emphatic weights in Basic Education, based on the teaching and professional experiences of authors. Note that a lot of time is usually spent teaching statistics with point estimates as average, among others, but without the use of sample weights. That is, it is not a means of education without students in the final years of high school and, in higher education, or in later work environments, a weighted worker. However, no work of statistics in the world is essential to use them. Keywords: Statistical Education; Basic Education; Weightings.

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Biografia do Autor

Valéria Guimarães Moreira, CEFET-MG

Professora de Matemática do Departamento de Matemática do CEFET-MG. Atuo no ensino médio integrado ao Técnico e no Mestrado Profissional de Matemática - PROFMAT.

Guilherme Guimarães Moreira, IBGE

Estatístico do IBGE

Referências

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

MOREIRA, V. G.; MOREIRA, G. G. O problema dos ponderadores no ensino da estatística. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 639–649, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22605. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22605. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística