O problema dos ponderadores no ensino da estatística
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22605Keywords:
Educação Estatística, Educação Básica, PonderadoresAbstract
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta para o ensino das quantidades estatísticas com o uso de ponderadores de forma mais enfática na Educação Básica, baseando-se nas experiências docentes e profissionais dos autores. Observamos que, geralmente, é despendido muito tempo no ensino da estatística com estimadores pontuais como a média, entre outras, porém sem o uso de pesos amostrais. Isto acarreta uma dificuldade no aluno nos anos finais do ensino médio e, ou, no ensino superior ou em ambientes de trabalho mais tarde, a trabalharem com ponderadores. Porém, no trabalho da Estatística no mundo real é imprescindível o uso destes. Palavras - chave: Educação Estatística; Educação Básica; Ponderadores. The problem of weights in teaching statistics Abstract: This paper presents a proposal for high school filling with the use of more emphatic weights in Basic Education, based on the teaching and professional experiences of authors. Note that a lot of time is usually spent teaching statistics with point estimates as average, among others, but without the use of sample weights. That is, it is not a means of education without students in the final years of high school and, in higher education, or in later work environments, a weighted worker. However, no work of statistics in the world is essential to use them. Keywords: Statistical Education; Basic Education; Weightings.Downloads
References
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