Uma avaliação feita por licenciandos sobre atividades investigativa-exploratórias de matemática financeira

Autores

  • Rafael Filipe Novôa Vaz IFRJ PEMAT/UFRJ
  • Marco Aurélio Kistemann Junior UFJF

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22629

Palavras-chave:

Educação Financeira, Matemática Financeira, Cenários para Investigação

Resumo


Resumo: O presente artigo objetiva apresentar as ações e produções de licenciandos em Matemática, numa avaliação com atividades investigativo-exploratórias envolvendo conteúdos e temáticas da Matemática Financeira. A fundamentação teórica foi realizada em Kistemann Jr. no tocante à Educação Financeira e Ensino de Matemática Financeira, Skovsmose na temática da Educação Matemática Crítica e Cenários para Investigação e Zigmunt Bauman que problematiza a sociedade de consumo líquido-moderna. Como principal resultado da prática realizada destacamos a participação dos estudantes e as reflexões efetuadas nas situações envolvendo temas cotidianos da realidade econômica que os cerca e que, em geral passa desapercebido dos indivíduos-consumidores Palavras-chave: Educação Financeira; Matemática Financeira; Cenários para Investigação. An assessment by graduates on investigative-exploratory activities of financial mathematics Abstract: This article aims to present the actions and student’s productions in mathematics, an assessment with investigative activities-involving content and thematic exploration of financial mathematics. The theoretical foundation was held in Kistemann Jr. regarding financial education and teaching financial mathematics, Mathematical Education in Skovsmose and scenarios for investigation and Zigmunt Bauman that discusses society of consumption liquid-modern. As a main result of practice held the participation of students and the reflections made in situations involving everyday themes of economic reality around them and that generally passes unnoticed of individuals-consumers. Keywords: Financial Education; Financial Mathematics; Scenarios for Investigation.

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Biografia do Autor

Rafael Filipe Novôa Vaz, IFRJ PEMAT/UFRJ

Professor de Matemática do IFRJ

Doutorando em Ensino de Matemática PEMAT/UFRJ

Marco Aurélio Kistemann Junior, UFJF

Professor de Matemática

Educador Insubordinado

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

VAZ, R. F. N.; KISTEMANN JUNIOR, M. A. Uma avaliação feita por licenciandos sobre atividades investigativa-exploratórias de matemática financeira. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 316–332, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22629. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22629. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística