Experimentação problematizadora: análise de uma proposta para formação continuada de professores da educação básica

Autores

  • Débora Cristina Santos Universidade Federal do Paraná
  • Letícia Tereski Universidade Federal do Paraná
  • Débora Paulus Soares Universidade Federal do Paraná
  • Francisco de Assis Marques Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aires

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.23907
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Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar as possíveis contribuições da Experimentação Problematizadora para a compreensão de conteúdos de ciências por professores que atuam no Ensino Fundamental, em um curso de formação continuada. Para realização dos experimentos do curso utilizou-se como aporte metodológico a Experimentação Problematizadora e os Três Momentos Pedagógicos. A constituição dos dados se deu a partir de questionários e notas de campo. Os resultados apontam que o curso contribuiu para a melhora da compreensão dos conteúdos de ciências abordados, por parte dos professores e troca de experiências.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Experimentação Problematizadora; Três momentos pedagógicos.

 

Problematizing experimentation: analysis of a proposal for continuing training of basic education teachers

Abstract: The aim of this study is to analyze the possible contributions of problematizing experimentation to understanding science content through a continuing education course offered to teachers who work in elementary school. To provide the course experiments, we used as methodological contribution the Problematic Experimentation and the Three Pedagogical Moments proposed by Delizoicov and collaborators (2002). The constitution of the data was based on questionnaires and field notes. The results reveal that the course contributed to the teachers' better understanding of the contents of the sciences addressed and to experiences exchange.

Keywords: Science Education; Problematizing Experimentation; Three Pedagogical Moments.

 

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Biografia do Autor

Débora Cristina Santos, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Química nas modalidades bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Técnica em Química pelo Centro de Educação Profissional de Curitiba-CEEP. Durante o segundo ano da graduação participou do PIBID-Química1 sob orientação da Prof.Dra Camila Silveira da Silva (2017). Realizou Programa de Voluntariado Acadêmico PVA dentro do Grupo de Química Ambiental (GQA) sob orientação do Prof. Dr. Gilberto Abate (2018). Além disso, participa do Programa de Educação Tutorial (PET) Química da UFPR e realiza estagio na área de Ensino em Química no Colégio Tradição.

Letícia Tereski, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Química nas modalidades bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Técnica em aquicultura pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá. Atuou como bolsista PIBIC-Jr do CNPq durante o ensino médio no projeto "Diagnóstico ambiental da gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde no litoral do Paraná" coordenado pela Profa. MSc. Joana Zablonsky (2014). Atualmente, participa como bolsista do CNPq no Programa de Iniciação Científica da UFPR dentro do Grupo de Química Ambiental (GQA) sob orientação do Prof. Dr. Marco Tadeu Grassi. Além disso, participou do Programa de Educação Tutorial (PET) Química da UFPR. Possui experiência na área de química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. Possui interesses nos seguintes temas: química aquática e de sedimentos, especiação de metais e metalóides, comportamento e destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos no meio ambiente. 

Francisco de Assis Marques, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994 - Estagio Sandwich de um ano na University of British Columbia - Canada) e Pós-Doutorado pela University of California - Riverside. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, e Ecologia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de produtos naturais, desenvolvimento de novas metodologias de síntese orgânica, desenvolvimento de novas metodologias visando o controle biorracional de pragas agrícolas, florestais e urbanas.

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Publicado

06-05-2020

Como Citar

SANTOS, D. C.; TERESKI, L.; SOARES, D. P.; MARQUES, F. de A.; AIRES, J. Experimentação problematizadora: análise de uma proposta para formação continuada de professores da educação básica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 81–100, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.23907. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23907. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa