Experimentação problematizadora: análise de uma proposta para formação continuada de professores da educação básica
DOI :
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.23907Résumé
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar as possíveis contribuições da Experimentação Problematizadora para a compreensão de conteúdos de ciências por professores que atuam no Ensino Fundamental, em um curso de formação continuada. Para realização dos experimentos do curso utilizou-se como aporte metodológico a Experimentação Problematizadora e os Três Momentos Pedagógicos. A constituição dos dados se deu a partir de questionários e notas de campo. Os resultados apontam que o curso contribuiu para a melhora da compreensão dos conteúdos de ciências abordados, por parte dos professores e troca de experiências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Experimentação Problematizadora; Três momentos pedagógicos.
Problematizing experimentation: analysis of a proposal for continuing training of basic education teachers
Abstract: The aim of this study is to analyze the possible contributions of problematizing experimentation to understanding science content through a continuing education course offered to teachers who work in elementary school. To provide the course experiments, we used as methodological contribution the Problematic Experimentation and the Three Pedagogical Moments proposed by Delizoicov and collaborators (2002). The constitution of the data was based on questionnaires and field notes. The results reveal that the course contributed to the teachers' better understanding of the contents of the sciences addressed and to experiences exchange.
Keywords: Science Education; Problematizing Experimentation; Three Pedagogical Moments.
Téléchargements
Références
BRANDÃO, C. R. Repensando a Pesquisa Participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DRIVER, R. et al. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, n.9, p. 31-40, 1999.
DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FEITOSA, R. A.; LEITE. R. C. M; FREITAS, A. L. P. “Projeto Aprendiz”: Interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v.17, n.2, p.301-320, 2011.
FRANCISCO Jr., W. Uma abordagem problematizadora para o ensino de interações intermoleculares e conceitos afins. Química Nova na Escola, São Paulo, n.29, p.20-23, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 55. ed. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 2013.
GALIAZZI, M. C. et al. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, São Paulo, v.7, n.2, p.249-263, 2001.
GIL, A. C. Questionários. In: GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisas Sociais. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008, p. 121-135
GODOY, A., Introdução À Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. RAE Artigos, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
LABURÚ, C. E. Seleção de experimentos de Física no Ensino Médio: uma investigação a partir da fala de professores. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.10, n.2, p.161- 178, 2005.
MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro "Física". Ciência & Educação, Bauru, v.20, n.3, p.617-638, 2014. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R1316-1.pdf. Acesso em: 30 maio. 2019.
OLIVEIRA, N.; SOARES, M. H. F. B. As atividades de experimentação investigativa em ciência na sala de aula de escolas de ensino médio e suas interações com o lúdico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., 2010, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2010. p. 01-12.
ROSA, L. M. R.; SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n.1, p.51-70, 2017.
SANTOS, W.; MORTIMER, E. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO- Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.2, n.2, p.110-132, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.