Experimentação, Ciência e Ensino: concepções e relações na formação inicial de professores do Petciências

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DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.24227
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Resumo

Resumo: Este artigo apresenta e analisa as concepções e relações de experimentação, Ciência e ensino pertencentes a professores de Ciências em formação inicial, participantes do Programa de Educação Tutorial (PETCiências). Foi possível verificar que os licenciandos compreendem a importância das atividades experimentais para a aprendizagem, sendo mais frequente a concepção de experimentação contextual-investigativa; já as concepções de Ciência e de ensino ainda estão em nível tradicional, mas apresentam certa tendência à evolução para perspectivas mais transformadoras e contextuais. Percebemos a importância da reflexão sobre a própria prática, por meio da escrita narrativa e apostamos no potencial do PETCiências como coletivo importante no processo de formação inicial, permitindo o diálogo intermitente entre prática e a teoria.

Palavras-chave: Investigação-formação-ação; Escrita reflexiva; Ensino de Ciências.

 

Experimentation, Science and Education: conception and relations in initial teaching formation of Petciências

Abstract: This article presents and analyzes experimentation conceptions and interrelationships, Science and education that belongs to Science teachers in initial formation, who are part of the Tutorial Education Program (PETCiências). It was possible to verify that teachers in formation understand the importance of experimental activities to improve learning, being more frequent the investigative-contextual conception of experimentation, conceptions of science and teaching are still at the traditional level, but they tend to evolve towards more transformative and contextual perspectives. Science and teaching conception are still at the traditional level, but they already present a certain bias to evolution to a more transforming and contextual perspective. We notice the importance of thinking about your own practice, through narrative writing and we bet in PETCiências’ potential as an important collective in the initial formation process, allowing intermittent dialogue between practice and theory.

Keywords: Investigation-Formation-Action; Reflective writing; Science Teaching.

 

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Biografia do Autor

Daniele Bremm, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Campus Cerro Largo

Graduada em Ciência Biológicas- Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/ MEC/ FNDE), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Bolsista CNPq. Tem pesquisado sobre Ensino de Ciências, com ênfase nos Processos de Formação de Professores de Ciências e Biologia. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS. 

Lenice Heloísa de Arruda Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

ENICE HELOISA DE ARRUDA SILVA, LICENCIADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA EM 2004. ATUALMENTE É PROFESSORA ASSOCIADA APOSENTADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. FOI PROFESSORA ORIENTADORA DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. PUBLICOU ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E VÁRIOS TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI LIVRO E CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO BRASIL. COORDENOU PROJETOS DE PESQUISA FINANCIADOS PELA FUNDECT E PELO CNPq. ATUA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM ENFASE EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E ENSINO- APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM VÁRIOS COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTIFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ELABORAÇÃO CONCEITUAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA, PARCERIA, PRÁTICA DE ENSINO.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Campus Cerro Largo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educar pela Pesquisa. Metodologia e Didática no Ensino de Ciências/Biologia. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE e Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS

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Publicado

06-05-2020

Como Citar

BREMM, D.; SILVA, L. H. de A.; GÜLLICH, R. I. da C. Experimentação, Ciência e Ensino: concepções e relações na formação inicial de professores do Petciências. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 101–123, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.24227. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24227. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa