Atividade experimental investigativa e e-book no ensino de ciências do ensino fundamental: uma experiência de estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.26249Palavras-chave:
Atividades experimentais, E-book, Ensino por Investigação, Estágio Supervisionado.Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta didática pautada numa Sequência de Ensino Investigativa (SEI) em Ciências Físicas, com atividades experimentais investigativas e e-book. A intervenção foi realizada em oito encontros no Estágio Supervisionado II, na busca pela aprendizagem significativa dos discentes e dos problemas enfrentados pelos docentes ao usarem novas estratégias de ensino nas aulas de Ciências. Questionários foram usados como instrumentos de coleta de dados, em 84 discentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 2 professores de Ciências de uma escola pública de Portel-PA. O processo de análise dos resultados foi mediado por um desenho de pesquisa quali-quantitativo. Os resultados mostraram que as atividades de ensino por investigação são raramente utilizadas pelos docentes entrevistados, embora eles reconheçam a importância de diferentes estratégias de ensino para a aprendizagem significativa dos discentes. Além disso, os discentes entrevistados referiram abertura para experimentar diferentes metodologias de ensino no âmbito escolar.
Palavras-chave: Atividades experimentais; E-book; Ensino por investigação; Estágio supervisionado.
Investigative experimental activity and e-book in science teaching to elementary school: a supervised internship experience
Abstract: This work presents a didactic proposal based on an Investigative Teaching Sequence (ITS) in Physical Sciences, with experimental investigative activities and e-book. The intervention was carried out in eight meetings in Supervised Internship II, in the search for meaningful learning of students and the problems faced by teachers when using new teaching strategies in Science classes. Questionnaires were used as data collection instruments in 84 students from the 8th and 9th grades of elementary school and 2 science teachers at the school in Portel-PA. The process of analyzing was mediated by a quali-quantitative research design. The results showed that research teaching activities are used by the interviewed teachers. But they recognize the importance of different teaching strategies as well as from TSI and TIS for meaningful learning by students. In addition, the interviewed students reported opening to experiment different methodologies in school scope.
Keywords: Experimental activities; E-book; Teaching by investigation; Supervised internship.
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