Atividade experimental investigativa e e-book no ensino de ciências do ensino fundamental: uma experiência de estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.26249
Agências de fomento
UFPA

Palavras-chave:

Atividades experimentais, E-book, Ensino por Investigação, Estágio Supervisionado.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma proposta didática pautada numa Sequência de Ensino Investigativa (SEI) em Ciências Físicas, com atividades experimentais investigativas e e-book. A intervenção foi realizada em oito encontros no Estágio Supervisionado II, na busca pela aprendizagem significativa dos discentes e dos problemas enfrentados pelos docentes ao usarem novas estratégias de ensino nas aulas de Ciências. Questionários foram usados como instrumentos de coleta de dados, em 84 discentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 2 professores de Ciências de uma escola pública de Portel-PA. O processo de análise dos resultados foi mediado por um desenho de pesquisa quali-quantitativo. Os resultados mostraram que as atividades de ensino por investigação são raramente utilizadas pelos docentes entrevistados, embora eles reconheçam a importância de diferentes estratégias de ensino para a aprendizagem significativa dos discentes. Além disso, os discentes entrevistados referiram abertura para experimentar diferentes metodologias de ensino no âmbito escolar.

Palavras-chave: Atividades experimentais; E-book; Ensino por investigação; Estágio supervisionado.

 

Investigative experimental activity and e-book in science teaching to elementary school: a supervised internship experience

Abstract: This work presents a didactic proposal based on an Investigative Teaching Sequence (ITS) in Physical Sciences, with experimental investigative activities and e-book. The intervention was carried out in eight meetings in Supervised Internship II, in the search for meaningful learning of students and the problems faced by teachers when using new teaching strategies in Science classes. Questionnaires were used as data collection instruments in 84 students from the 8th and 9th grades of elementary school and 2 science teachers at the school in Portel-PA. The process of analyzing was mediated by a quali-quantitative research design. The results showed that research teaching activities are used by the interviewed teachers. But they recognize the importance of different teaching strategies as well as from TSI and TIS for meaningful learning by students. In addition, the interviewed students reported opening to experiment different methodologies in school scope.

Keywords: Experimental activities; E-book; Teaching by investigation; Supervised internship.

 

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Biografia do Autor

Adaias da Cruz de Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Ciências Naturais - FACIN/CUMB/UFPA

Josiney Farias de Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Ciências Naturais - FACIN/CUMB/UFPA

Mestrando em Biologia - FCB-UFPA

Milena Pinheiro Barbosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Física - FACFIS - CANAN - UFPA.

Tem 1 artigo publiacdo na FnE, 3 trabalhos completos em eventos (SNEF e ENEBIO) e 3 resumos no EFNNE.

Carlos Alberto Brito da Silva Júnior, Faculdade de Física, Campus Ananindeua, Ananindeua-PA, Brasil.

Licenciado, Bacharee e Mestre em Física com doutorado na Eng. Elétrica da UFPA. É Prof. Associado I da Faculdade de Física, Campus Ananindeua, Ananindeua-PA, Brasil. Publicou 25 artigos sendo 18 internacionais e 7 nacionais. Tem 2 artigos aceitos, 1 na JCTN e outro na FnE. É referee em revistas nacionais (EDUCITEC, Amazônia-UFPA e RBFTA) e 14 internacionais. Trabalha com Eletrônica Molecular e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

DE SOUZA, A. da C.; FARIAS DE ARAÚJO, J.; PINHEIRO BARBOSA, M.; BRITO DA SILVA JÚNIOR, C. A. Atividade experimental investigativa e e-book no ensino de ciências do ensino fundamental: uma experiência de estágio supervisionado. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 402–422, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.26249. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26249. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência