Método líquen pode promover o cálculo mental

Autores

  • Sabrina Zancan
  • Ricardo Andreas Sauerwein

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28516

Resumo

O Método Líquen foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores e alunos na construção dos conhecimentos necessários às estratégias de cálculo mental. Neste artigo, investigamos se a utilização do Método Líquen promoveu o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental. Para isso, investigamos as estratégias de cálculo de 95 alunos, de quatro turmas, que utilizaram o método por dois ou três anos consecutivos.  Destes, identificamos 56 alunos utilizando ou com indícios da utilização de cálculo mental, o que representa 58,9% do total de alunos investigados. Concluímos, assim, que a implementação do Método Líquen nas escolas traz bons resultados para a aprendizagem dos alunos, a longo prazo, promovendo a uniformidade da turma e o desenvolvimento do cálculo mental.

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

ZANCAN, S. .; ANDREAS SAUERWEIN, R. . Método líquen pode promover o cálculo mental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 550–559, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28516. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28516. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa