Lichen method can promote mental calculus
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28516Abstract
The Lichen Method was developed with the objective of assisting teachers and students in building the knowledge necessary for mental calculation. In this article, we investigated whether the use of the Lichen Method promoted the development of mental calculation strategies. For that, we investigated the calculation strategies of 95 students, of four classes, who used the method for two or three consecutive years. Of these, we identified 56 students using or with indications of the use of mental calculation, which represents 58.9% of the total number of students investigated. We conclude, therefore, that the implementation of the Lichen Method in schools brings good results for student learning, In the long run, by promoting the uniformity of the class and the development of mental calculation.
Downloads
References
CARPENTER, T. P.; FRANKE, M.; JACOBS, V.; JACOBS, V.; FENNEMA, E.; EMPSON, S. A longitudinal study of invention and understanding in children's multidigit addition and subtraction. Journal for research in mathematics education, v. 29, n. 1, p. 3-20, 1998.
CARVALHO, R.; PONTE, J. P. D. Práticas de ensino com cálculo mental. In: ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Lisboa. Anais... Lisboa: SPIEM, 2012. p. 361-370.
FONTES, C. G. D. O valor e o papel do cálculo mental nas séries iniciais. 2010. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
GUIMARÃES, S. D. A prática regular de cálculo mental para ampliação e construção de novas estratégias de cálculo por alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. 2009. 262 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2009.
KAMMI, C.; JOSEPH, L. L. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MANDARINO, M. C. F. Que conteúdos da matemática escolar professores dos anos iniciais do ensino fundamental priorizam? In: GUIMARÃES. G.; BORBA, R. (Eds.). Reflexões sobre o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais de Escolarização. Recife: SBEM. 2009. p. 101–118
MORAIS, C. M. S. O cálculo mental na resolução de problemas: Um estudo no 1º ano de escolaridade. 2011. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico). Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, 2011.
PARRA, C. Cálculo mental na escola primária. In: PARRA, C.; SAIZ, I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 186-235.
REYS, R. E. Mental computation and estimation: Past, present, and future. The Elementary School Journal, Columbia, v. 84, n. 5, p. 547-557, 1984.
TEIXEIRA, R. E. C.; CASCALHO, J. M.; FERREIRA, R. F. M. Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1. º ciclo do Ensino Básico. Jornal das Primeiras Matemáticas, Ponta Delgada, v. 2, p. 52-64, 2014.
THOMPSON, I. Getting your head around mental calculation. In: THOMPSON, I. Issues In Teaching Numeracy In Primary Schools. 2ª. ed. [S.l.]: McGraw-Hill Education, 2010. p. 178-190.
THOMPSON, I. Mental calculation strategies for addition and subtraction. Mathematics in school, London, v. 28, n. 5, p. 3, 1999.
ZANCAN, S.; SAUERWEIN, R. A. Atividades didáticas em prol do cálculo mental. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 8, p. e425986057, 2020.
ZANCAN, S.; SAUERWEIN, R. A. Método Líquen: Aritmética para os anos iniciais. Vivências, Erechim, v. 13, n. 24, p. 310-321, Maio, 2017.
ZANCAN, S.; SAUERWEIN, R. A. Método Líquen: Resultados da implemetação. Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul, v. 2, p. 60, 2018.
ZANCAN, S.; SAUERWEIN, R. A. Procedimento para investigar o uso do cálculo mental por alunos dos anos iniciais. Vivências, Erechim, v. 15, p. 131-142, 2019.
ZANCAN, S.; SAUERWEIN, R. A. Uma Análise das Atividades Didáticas e do Cálculo Mental no Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 1, p. 70-84, Janeiro-Fevereiro, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.