Significação, apropriação e linguagem química: aportes da teoria histórico cultural

Autores

  • Bárbara Cristina Dias dos Santos
  • Jaqueline Ritter

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28517

Resumo

O respectivo trabalho refere-se a uma breve revisão bibliográfica, tendo como objetivo de mapear três termos de busca, os quais fazem parte do aporte teórico da Abordagem Histórico Cultural (THC). Os termos utilizados para o mapeamento foram: “significação química”; “linguagem química” e “apropriação química”, sendo estes pesquisados em dois portais de busca: o periódico da CAPES e o portal da SCIELO Brasil. Os resultados encontrados consistiram em 13 trabalhos de pesquisa que se embasaram na Perspectiva da THC de variadas formas e abrangências. As análises desenvolvidas seguiram a metodologia da Análise Textual Discursiva e apresentaram discussões sobre como de fato ocorre a aprendizagem e o desenvolvimento de significações conceituais e culturais por proposições. Tendo como base o processo de internalização dos conceitos, sendo esses concebidos como signos mediadores, os quais foram apresentados pela via da experimentação, do jogo, da pesquisa, das abordagens temáticas e entre outros.

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

DIAS DOS SANTOS, B. C. .; RITTER, J. . Significação, apropriação e linguagem química: aportes da teoria histórico cultural. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 525–549, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28517. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28517. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa