Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática, egressos do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29739Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, Egressos do Programa Residência Pedagógica, Conhecimento Didático-MatemáticoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as repercussões do Programa Residência Pedagógica (PRP) voltadas para o Conhecimento Didático-Matemático (CDM) dos professores de Matemática egressos do programa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como público-alvo inicial trinta professores egressos do PRP, graduados na licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus São João Evangelista, sendo que apenas 15 destes egressos fizeram a devolutiva do instrumento de coleta. A coleta de dados se deu por meio de entrevista e questionário. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico do CDM, principalmente considerando as categorias da teoria de Godino (2009). Neste sentido, a investigação realizada demonstrou a existência de contribuições do PRP na construção e expansão do CDM na formação inicial do professor de Matemática no caso em estudo, como a aquisição de conhecimento, experiência e competências e habilidades demonstradas pelas facetas epistêmica, afetiva, emocional, interacional e mediacional.
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