Um estudo sobre a função de expanção discursiva e operações que caracterizam o raciocínio segundo Raymond Duval

Autores

  • Méricles Thadeu Moretti PPGECT/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.29749
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

expansão discursiva, raciocínio, argumentação

Resumo

A noção de função de expansão discursiva da língua permite que se analise a produção discente em resposta à diversas atividades de ensino propostas. Por meio dessa função se pode perceber o que o aluno de fato está “pensando” quando é provocado para produzir respostas. Tais respostas estimuladas por questões do tipo “justifique a resposta” podem constituir formas de raciocínio segundo a perspectiva de Raymond Duval. Tendo em vista uma ausência muito sentida de demonstrações no ensino e nos livros didáticos de matemática no nível básico, o desenvolvimento do raciocínio fica muito por conta de atividades que possam estimular o seu desenvolvimento. Que tipos de atividades são essas? Para responder a essa questão, principalmente, tomou-se por base os trabalhos de Raymond Duval sobre a função de expansão discursiva relacionada ao raciocínio, para poder caracterizar discursos discentes em atividades matemáticas que possam ser considerados raciocínio e com isso contribuir para a sua prática.

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Biografia do Autor

Méricles Thadeu Moretti, PPGECT/UFSC

Doutor em Didática da Matemática pela Universidade de Estrasburgo. Professor titular e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

MORETTI, M. T. Um estudo sobre a função de expanção discursiva e operações que caracterizam o raciocínio segundo Raymond Duval. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 751–771, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.29749. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29749. Acesso em: 28 abr. 2024.