Iniciação Científica na escola

desafios e potencialidades na formação docente

Autores

  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari
  • Natacha Morais Piuco Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari
  • Mylena Larissa de Araújo Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari
  • André Luís Fachini de Souza Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31355
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Pesquisa, Ensino Médio, Docência

Resumo

A iniciação científica quando desenvolvida na escola privilegia a atitude ativa dos estudantes, a valorização das práticas científicas, a argumentação, a comunicação, o pensamento crítico e a criatividade. Este trabalho objetiva discutir os desafios e as potencialidades em relação às orientações realizadas por duas licenciandas, em todo o processo de formação e pesquisa do grupo: IC na Escola. Estas ações foram desenvolvidas no projeto, “A promoção de práticas investigativas na escola, valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência”, integrado ao Programa Ciência na Escola, fomentado pelo CNPq. Foi realizado em três escolas públicas de Santa Catarina, entre os anos de 2020 e 2022, com 06 estudantes do Ensino Médio; 02 licenciandas e 03 professores regentes. Os dados coletados evidenciaram um novo olhar para o trabalho do professor, reconhecendo a pesquisa enquanto ferramenta essencial à promoção da curiosidade, da argumentação, da alfabetização científica e do ambiente de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Anelise Grünfeld de Luca, Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari

Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari, Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Natacha Morais Piuco, Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari

Licenciada em Química pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari, Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Mylena Larissa de Araújo, Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari

Licenciada em Química pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari, Araquari, Santa Catarina, Brasil.

André Luís Fachini de Souza, Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari

Doutor em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari, Araquari, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

LUCA, A. G. de; PIUCO, N. M.; ARAÚJO, M. L. de; SOUZA, A. L. F. de. Iniciação Científica na escola: desafios e potencialidades na formação docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 772–787, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31355. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31355. Acesso em: 27 abr. 2024.